Podcast

Conheça os benefícios que os ovos podem trazer para sua saúde

O alimento fortalece os ossos, elimina o colesterol ruim e protege os olhos

Ouça o áudio:

"Depois do leite materno, o ovo é o melhor alimento do mundo", afirma nutricionista Pâmela Terra.
"Depois do leite materno, o ovo é o melhor alimento do mundo", afirma nutricionista Pâmela Terra. - kaboompics/pexels
O alimento fortalece os ossos, elimina o colesterol ruim e protege os olhos

Com grande quantidade de nutrientes, o ovo é um dos alimentos essenciais para a saúde. A clara do ovo é muito rica em proteínas, como a albumina, que contém alto valor biológico e que tem papel fundamental no processo de reconstrução das fibras musculares. Já a gema é um grande reservatório de colina, vitamina importante para o cérebro, pois contribui para o armazenamento e processamento de lembranças. A gema também é importante para a saúde dos olhos, já que contém substâncias que protegem a mácula, parte da retina que capta os detalhes das imagens.

Pâmela Terra, nutricionista funcional, desmistifica a ideia de que o ovo é um vilão: “É um alimento muito completo. Se ele não fosse um ovo ele daria uma nova vida, porque formaria um pintinho. A gente costuma dizer que ele é o segundo melhor alimento do mundo, porque gera uma vida. O primeiro melhor alimento do mundo é o leite materno. O ovo é rico em proteínas, tem poucos carboidratos e tem a gema composta por gordura, com baixa quantidade de gordura saturadas. Não contém gordura trans e possui inúmeros nutrientes, como colina, ácido fólico, ferro e zinco.” 

Segundo a nutricionista, o ovo é contraindicado para pessoas com alergia. Já a gema possui um potencial alergênico, possibilitando alguma resistência do organismo a essa parte do alimento. A nutricionista também explica que os ovos não são contraindicados para quem tem problema de colesterol alto, já que o problema do colesterol não é a gordura, e sim o consumo excessivo de açúcares e carboidratos simples.

Além de todos estes benefícios, o ovo é um alimento muito prático e versátil e sua forma de preparo é bem simples. Pâmela indica os omeletes, de preferência agregados com outros alimentos como por exemplo as folhas verdes, queijo e tomate.

Já o ovo caipira é diferente dos demais: “A galinha caipira tem uma alimentação diferenciada das galinhas de granja, que normalmente comem uma alimentação um pouco inferior, com menos nutrientes. O ovo caipira é naturalmente mais saudável e tem um teor de nutrientes maior quando comparado ao ovo de granja", enfatiza Pâmela. 

Para saber a validade do ovo, coloque-o em um copo com água, se ele boiar, provavelmente não estará próprio para o consumo. Isso acontece por causa das trocas gasosas que acontecem através dos poros da casca. Quando o alimento fica cheio de gás, o ovo começa a estragar e se torna mais leve.  

“Eu recomendo usar o ovo que está fora da geladeira no máximo até quinze dias, principalmente se estiver em uma época mais quente, e se estiver dentro da geladeira até trinta dias. Então é muito importante ver a data em que o ovo foi colocado na prateleira para ser vendido e sempre respeitar a data de validade", conclui a nutricionista.

Edição: Camila Salmazio