Apoio

Associações internacionais manifestam solidariedade ao Brasil de Fato após censura

No último dia 20, fiscais do TRE apreenderam 20 mil exemplares do tabloide especial sobre as eleições

Brasil de Fato | São Paulo |
Jornais foram confiscados pelo TRE na sede do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense
Jornais foram confiscados pelo TRE na sede do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense - Reprodução

Asociación Latinoamericana de Educación y Comunicación Popular (ALER) e o Foro de Comunicación para la Integración de NuestrAmérica (FCINA), dois dos mais importantes grupos em defesa da liberdade de expressão no continente, manifestaram solidariedade ao Brasil de Fato após a apreensão de 20 mil exemplares do tabloide especial sobre as eleições 2018 em Macaé, no Rio de Janeiro.

Segundo a nota divulgada pela ALER em Quito, no Equador, a ação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) configura "coação e censura contra um meio de comunicação alternativo que, a partir de sua posição editorial, tem informado com rigor jornalístico sobre a delicada conjuntura eleitoral que vive o Brasil, caracterizada pela ameaça neofascista que representa a candidatura de ultra-direita de Jair Bolsonaro".

No mesmo comunicado, a Associação condena o "grave atentado contra a liberdade de imprensa e de expressão, contra o direito cidadão à informação e contra a democracia, que violenta tratados internacionais como a Convenção Americana sobre Direitos Humanos e o Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos".

A ALER possui uma rede de rádios e meios de comunicação em 17 países do continente, e enviou uma mensagem de estímulo ao Brasil de Fato, para que "continue com sua prática jornalística crítica y comprometida com os interesses do povo brasileiro, especialmente os setores mais desfavorecidos".

No mesmo dia, o FCINA "manifestou rechaço à essa medida de perseguição e censura à imprensa livre e popular".

O Fórum questiona as medidas que considera arbitrárias do TSE à luz da conjuntura eleitoral no Brasil. "No contexto de irregularidades antidemocráticas que atravessa o país e do falseamento deliberado de informação através das redes sociais, que viciam o atual pleito eleitoral, não podemos deixar de classificar esta ação como mais uma arbitrariedade que limita a liberdade de opinião e expressão jornalística, valores centrais para a democracia".

Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL) disputam o segundo turno das eleições presidenciais no próximo domingo (28).  

Edição: Daniel Giovanaz