Podcast

Conheça a batata yacon, poderosa contra o colesterol e o diabetes

Conhecida como batata japonesa, alimento tem baixas calorias e aumenta saciedade

Ouça o áudio:

A yacon é rica em potássio, cálcio, fósforo e magnésio, aumenta a saciedade e ajuda a regular o intestino.
A yacon é rica em potássio, cálcio, fósforo e magnésio, aumenta a saciedade e ajuda a regular o intestino. - Pexelas/ Pixabay
Conhecida como batata japonesa, alimento tem baixas calorias e aumenta saciedade

A batata yacon é rica em potássio, cálcio, fósforo e magnésio, aumenta a saciedade e ajuda a regular o intestino. De acordo com a nutricionista Bruna Quaglio, o principal nutriente encontrado no alimento é o frutooligossacarídeo, carboidrato que funciona como prebiótico intestinal, alimenta as bactérias probióticas, bactérias boas, do nosso intestino. Ela também explica outros benefícios deste nutriente: 

"O que hoje os estudos demonstram é que o frutooligossacarídeo é um carboidrato que não é facilmente digerido pelo intestino, então além de toda a questão da fermentação das bactérias, por conta disso, ele também faz com que o intestino funcione melhor. Além disso, a yacon é menos calórica que a batata inglesa, a batata mais comum que encontramos nos mercados." 

Conhecida como a batata do diabético, a yacon ajuda a controlar a doença. Isso só acontece por conta da inulina, fibra que não está presente nos outros tipos de batata e que atua na diminuição dos níveis de açúcar no sangue. 

A nutricionista também indica algumas receitas. "A batata yacon não é como a outra batata, porque ela tem a mesma textura, porém tem um gosto mais adocicado, que lembra um pouco o gosto de pera. Então muita gente utiliza esse ingrediente em sucos, sem coar, para não perder as fibras. Dá também para fazer purê, esse purê é igual ao da batata tradicional, ou de banana da terra. Tem gente que coloca leite animal, ou vegetal, manteiga, ou algum tipo de óleo, sal e aí mexe bem." 

Bruna também passou a receita do bolo de batata yacon. "São três ovos, três colheres de sopa de algum óleo líquido, não óleo que seja duro em temperatura ambiente, ele tem que ser líquido, três batatas yacon médias descascadas, uma xícara de chá de açúcar demerara ou mascavo, uma xícara de chá de farinha de arroz, uma xícara de chá de amido de milho, uma xícara de chá de canela em pó e uma colher de sopa de fermento em pó. Você bate todos os ingredientes, exceto o fermento em pó, depois você o acrescenta, mexe mais levemente e leva ao forno preaquecido a 180º graus, por em média de 30 minutos." 

Bruna faz um alerta. Apesar de todos os auxílios, o alimento não deixa de ter calorias, então, não podemos abusar do consumo. 

Edição: Camila Salmazio