Comunicação popular

Brasil de Fato estreia programa na Rádio Brasil Atual

Com uma hora de duração, BdF SP será veiculado na capital paulista e em Pirangi; confira os horários das transmissões

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Estúdio da Rádio Brasil de Ftao em São Paulo; transmissão de programa em emissoras paulistas teve início em 2017
Estúdio da Rádio Brasil de Ftao em São Paulo; transmissão de programa em emissoras paulistas teve início em 2017 - José Eduardo Bernardes

Os paulistas têm mais uma opção para acompanhar o programa estadual da Rádio Brasil de Fato. Desde sábado (24), o programa BdF SP passou a integrar a programação da Rádio Brasil Atual de São Paulo e de Pirangi, cidade do interior do estado.

Na capital paulista, o programa, com uma hora de duração, passa a ser veiculado semanalmente na frequência 98,9 FM aos sábados às 9h. Já em Pirangi, a transmissão ocorre às 13h. Ambos com reprise aos domingos, no mesmo horário.

Na estreia na Rádio Brasil Atual, o programa abordou a possibilidade de despejo das 450 famílias que vivem no acampamento Quilombo Campo Grande, em Minas Gerais. Elas ocupam a terra há mais de 20 anos, onde produzem o café orgânico e agroecológico Guaií. O local é área da usina falida Ariadnópolis, da Companhia Agropecuária Irmãos Azevedo (CAPIA), que encerrou suas atividades em 1996, apesar de ainda ter dívidas trabalhistas.

Outro destaque da edição foi a decisão de Cuba de deixar o programa Mais Médicos. O médico da família Aristóteles Cardona Júnior alertou sobre os impactos do Brasil não ter mais a parceria com os profissionais cubanos.

:: Ouça aqui o Programa Brasil de Fato São Paulo

Histórico

Com o slogan “as notícias que as outras não dão e as músicas que as outras não tocam”, a Rádio Brasil Atual é gerida pela Fundação Comunicação Cultura e Trabalho, entidade mantida pelos sindicatos dos Bancários de São Paulo e Metalúrgicos do ABC.

A emissora, idealizada nos anos 1980 pelas organizações de trabalhadores, teve a concessão de um espaço radiofônico em FM oficializada em 2012.

Já a Rádio Brasil de Fato dá continuidade ao projeto Radioagência Notícias do Planalto (NP), que atuava há dez anos na produção radiofônica de notícias. Desde 2014, as matérias, em áudio e texto, são enviadas para rádios de todo o país e também estão disponíveis no site. 

As transmissões semanais do Programa BdF SP em emissoras da capital paulista tiveram início em 2017. Com abordagem popular, o programa traz as principais informações e acontecimentos da semana sobre política educação, direitos humanos, cultura e movimentos populares. E ainda serviços e dicas sobre alimentação e saúde. 

Atualmente, o programa também vai ao ar na Rádio Imprensa 102,5 FM, na capital paulista, às 7h da manhã. E na Rádio Super 87,9 FM, em Sorocaba (SP), às 12h. As edições são sempre reprisadas aos domingos, no mesmo horário.

Para quem está fora da zona de transmissão, o programa também pode ser conferido todos os sábados e domingos às 10h, no site ou pelo aplicativo da Rádio Brasil de Fato. Qualquer emissora pode retransmitir o conteúdo, sem custos. As produções podem ser baixadas no nosso site.

Outras edições

Além de São Paulo, o programa BdF também tem edições regionais em quatro estados: Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.

Em Pernambuco, o programa é veiculado na Rádio Clube 720 AM de Recife aos sábado às 7h, com reprise no mesmo horário aos domingos. A Rádio Autêntica Favela FM de Belo Horizonte transmite o BdF MG todos os sábados às 11h,  que é reprisado domingo às 7h.

No Paraná, o programa pode ser sintonizado, aos sábados com reprises domingos, em quatro emissoras: em Ponta Grossa, na Rádio Princesa 87, 9 FM, a partir das 11h; no município de Paulo Frontin, na Rádio Cidade 87,9 FM, às 7h e às 21h; em Paula Freitas, na Rádio Paula Freitas 87,9 FM, às 11h; e, por fim, em Paiçandu, na Rádio Pioneira 91,3 FM, a partir das 5h30. 

No Rio de Janeiro, onde a programação é diária, o programa é transmitido de segunda a sexta, às 18h na Rádio Bandeirantes 1360 AM.

Edição: Beatriz Pasqualino