Minuto da Saúde

Problemas para dormir?

Confira as dicas do médico Lucas Vinicius Lima para ter uma noite de tranquila de sono

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Uma boa noite de sono também faz parte de uma rotina mais saudável e equilibrada
Uma boa noite de sono também faz parte de uma rotina mais saudável e equilibrada - Pixabay

Além do merecido descanso depois de um dia intenso de trabalho e estudo, uma boa noite de sono também garante o bom funcionamento do nosso organismo. Dormir bem e com qualidade melhora nosso equilíbrio físico e mental, fortalece o sistema imunológico, ajuda a prevenir doenças e tem um papel importante para a saúde do cérebro. 

Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 40% dos brasileiros sofrem com insônia e não conseguem aproveitar todos os benefícios do sono. Se você faz parte dessa parcela da população, confira as dicas do Lucas Vinicius Lima, membro da Rede de Médicos e Médicas Populares e integrante do Mais Médicos em São Paulo, sobre os hábitos que ajudam a dormir melhor. 

Confira na íntegra a participação do médico no programa Bem Viver, da Rádio Brasil de Fato:

Hoje eu vou falar um pouquinho sobre higiene do sono, já que é comum todo mundo ter problema de insônia. Esses problemas podem se agravar e, no final das contas, a gente precise tomar medicação para poder dormir, sendo que com medidas bem simples podemos resolver essa questão. 

Bom, entre essas medidas, você pode criar uma rotina de acordar sempre no mesmo horário, independente de fim de semana. Também podemos incluir a prática de exercícios, já que isso vai ajudar a regular, porque de dia você se exercita e durante a noite, dorme melhor. Mas, os exercícios devem ser evitados a partir das 18 horas, já que seu organismo vai ficar tão elétrico que você terá dificuldade pra dormir. 

Todo mundo sabe, mas dormir em lugar barulhento é um problema sério, mesmo que você pense "ah, eu durmo em qualquer lugar, até numa festa", mas não é assim. Seu cérebro está lá funcionando e você vai ter problemas para dormir, talvez não agora, mas no futuro. Algumas pessoas se sentem bem e dormem melhor depois de fazer um lanchinho leve antes de dormir, umas 2 horas antes, por exemplo. Isso te ajuda a relaxar e a dormir melhor. 

Outra coisa que todo mundo sabe: evitar estimulantes. O que é estimulante? Café, refrigerante de cola, guaraná, chimarrão, e alguns tipos de chás, principalmente chá preto. Outras coisas que atrapalham o sono são as bebidas alcoólicas e o cigarro. E preferencialmente, usar a cama só para dormir. Cama não é para assistir televisão, levar trabalho ou ficar no Whatsapp. 

Uma dica ótima é aprender técnicas de respiração. Na hora que você deitar na cama, preste bem atenção na sua respiração, tente relaxar e esquecer os problemas, assim você vai dormir bem melhor. 

Edição: Guilherme Henrique