Pernambuco

Semiárido

"De Brumadinho ao Velho Chico?" Conversa do Revista BdF Pernambuco é em tom de alerta

Pesquisador João Suassuna analisa as hipóteses de contaminação da bacia do Rio São Francisco com rejeitos de minério

Recife (PE) | Brasil de Fato Pernambuco |

Ouça o áudio:

O alerta carrega os contextos de Convivência com o Semiárido e Transposição do Rio São Francisco
O alerta carrega os contextos de Convivência com o Semiárido e Transposição do Rio São Francisco - Arte: Diva Braga

Há riscos de contaminação da bacia do Rio São Francisco com rejeitos de minério decorrentes do crime em Brumadinho (MG)? A conversa com o pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) João Suassuna apresenta alertas sobre os perigos de uma possível contaminação do Velho Chico. O entrevistado analisa as propostas de contenção do rejeitos e as projeções sobre o que a hipótese de contaminação representaria para o Nordeste brasileiro.  

Antes das conclusões, a entrevista adentra pelos contextos de Convivência com o Semiárido, Transposição do Rio São Francisco e a situação de represas pelo país.  

Ouvimos também: Timóteo Silva, coordenador nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Carmen Miranda, atingida pela Barragem de Serro Azul, em Palmares (PE) e  Maria Alice Borges Silva, ribeirinha e presidenta da Associação de Pescadores de Lagoa do Curralinho, em Juazeiro (BA). 

Vitrola de Fato: "Festa" (Gonzaguinha); "Riacho do Navio"(Gerealdo Azevedo e Alceu Valença); "Voo Cego" (Lula Queiroga); "Deixa a vida me levar"(Zeca Pagodinho).

Edição: Daniel Lamir