AMÉRICA LATINA

Sanções dos EUA contra a Venezuela causaram perda de 3 milhões de empregos em 5 anos

Segundo relatório, embargos aplicados entre 2013 e 2017 geraram prejuízo estimado em cerca de 350 bilhões de dólares

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Empresas norte-americanas também bloquearam remessas de medicamento e alimentos
Empresas norte-americanas também bloquearam remessas de medicamento e alimentos - Foto: Yuri Cortez/AFP

O Centro Estratégico Latino-Americano de Geopolítica (CELAG) publicou, no dia 8 de fevereiro, um relatório no qual aponta as consequências do embargo econômico aplicado à Venezuela pelos Estados Unidos e países aliados no período 2013 a 2017.

Continua após publicidade

Segundo Guillermo Oglieti, subdiretor do CELAG, o resultado apresentado no relatório mostra que “o principal prejudicado pelas sanções à Venezuela não é o governo venezuelano, mas, lamentavelmente, o povo venezuelano”.  

Após a morte do então presidente Hugo Chávez, em 2013, o país sofreu uma queda de aproximadamente 22 bilhões de dólares em investimentos anuais. “A reversão do financiamento é o equivalente a lançar bombas na infraestrutura produtiva do país, incluindo a petroleira”, afirma o relatório. 

Durante os cinco anos abarcados pelo estudo, as sanções contra a Venezuela causaram um prejuízo de 350 bilhões de dólares ao país. Em termos comparativos, isso equivale a um ano e meio de paralisação em toda a produção do país.

Entre as consequências apontadas pelo estudo, está o fechamento de cerca de 3 milhões de postos de trabalhos, o que significa que 24% da população ativa do país foi prejudicada pelos bloqueios norte-americanos. 

O relatório também leva em conta a drástica queda nos preços do petróleo entre 2015 e 2016, mas conclui que em um cenário onde houvesse somente a diminuição no preço das commodities, sem o embargo, apenas 10% dos empregos seriam afetados, o equivalente a cerca de 1,2 milhões de postos. 

“O que fizemos nesses modelos foi ver quais são os dados reais do que ocorreu na economia venezuelana e compará-los com o que teria acontecido caso houvesse uma situação normal, sem boicote [...] são estimativas que pretendem dar uma aproximação, uma ideia do que está acontecendo”, explica Oglieti.

:: O que está acontecendo na Venezuela ::

Bloqueio de alimentos e medicamentos

Em 2015, Washington intensificou as pressões contra a Venezuela com a aplicação da Ordem Executiva 13808, assinada pelo então presidente Barack Obama. Uma nova onda de imposições foi conduzida em 2017, já sob o governo de Donald Trump. Com os embargos, as instituições financeiras estadunidenses passaram a recusar pagamentos em dólar realizados pela Venezuela. 

Por ser um país majoritariamente produtor de petróleo, o Estado venezuelano depende da importação de diversos produtos, incluindo medicamentos e alimentos. As novas sanções impactaram diretamente nesses setores, uma vez que a compra de remessas de produtos de primeira necessidade foi bloqueada. 

As mais significativas ocorreram em 2017, quando o norte-americano Citibank se negou a receber fundos destinados à compra de 300 mil doses de insulina. Em outubro do mesmo ano, o banco Suíço BNS, sob pressão do governo estadunidense, atrasou em 4 meses a entrega de vacinas. 

Empresas dos EUA bloquearam remessas de medicamentos e alimentos / Arte:Lucas Milagres e Fernando Bertollo/Brasil de Fato

Em novembro de 2017, a Colômbia, país que desempenha um papel central nas pressões contra a Venezuela, se recusou a entregar uma remessa de medicamentos que já havia sido paga. A compra de insumos usados para fazer hemodiálise também foi barrada. 

Além disso, em dezembro de 2017, 29,7 milhões de dólares destinados à compra de alimentos foram bloqueados por bancos europeus. O bloqueio também afetou a entrega de mais de 1.700 toneladas de pernil, que ficaram retidas na fronteira entre a Venezuela e a Colômbia.

Impacto migratório

O documento aponta ainda que é possível afirmar que “a crise humanitária usada como desculpa para a ingerência estadunidense” é um efeito causado pelo bloqueio aplicado pelos Estados Unidos, intensificado nos últimos anos. 

Segundo Oglieti, os efeitos do embargo também são responsáveis pelos casos de venezuelanos que deixaram o país. “Os trabalhadores que perderam seus postos de trabalhos são aqueles que tomaram a decisão de emigrar. O grosso dos emigrantes, se não a grande maioria deles, são consequência do boicote econômico que sofreu a Venezuela.”

“A suposta crise humanitária e a migração de centenas de milhares de venezuelanos têm sua origem no boicote econômico dos Estados Unidos e seus aliados. No entanto, o governo dos EUA justifica uma possível intervenção humanitária [para solucionar] o que o seu bloqueio, precisamente, teria criado”, afirma o relatório.

Edição: Luiza Mançano