Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem Viver Cultura

teatro

Para viver de arte tem que gostar do afeto e do coletivo

A atriz Ana Rosa Tezza é dona do espaço cultural Ave Lola diz que o teatro gera emprego e, principalmente, autoestima

25.fev.2019 às 18h47
Atualizado em 01.fev.2020 às 18h47
Curitiba (PR)
Ana Carolina Caldas
Ana  conta com uma equipe que chama de “trupe”, responsável por concretizar os projetos do Ave Lola.

Ana conta com uma equipe que chama de “trupe”, responsável por concretizar os projetos do Ave Lola. - Arquivo pessoal

Há oito anos, a atriz e diretora Ana Rosa Tezza é proprietária do espaço cultural Ave Lola, situado no centro de Curitiba, próximo à Universidade Federal do Paraná.  Ana, que tem mais de 30 anos atuando nas artes cênicas, acredita que para se viver de arte é preciso gostar do afeto e do coletivo. Por isso, conta com uma equipe que chama de “trupe”, responsável por concretizar os projetos do Ave Lola.

Em entrevista para o Brasil de Fato, a atriz e diretora conta que para se tornar dona de um teatro, trilhou um longo caminho de aprendizado. “Trabalho com arte desde os 18 anos. Para chegar neste lugar, de ter um teatro, foi um aprendizado longo, pois minha família não é das artes, sou filha de médica e advogado. Foi algo que fui descobrindo sozinha, encontrei pessoas que me trouxeram até aqui”.

Sobre viver de arte no Brasil, Ana diz que o teatro por si não gera lucro, mas gera trabalho. “O que fazemos é Teatro Experimental, que requer pesquisas, um público menor a cada exibição e, portanto, não estamos inseridos na indústria de massas. Não acho que o teatro por si só seja lucrativo. Mas ele gera emprego sim e, principalmente, autoestima". 

 

Editado por: Laís Melo
Tags: artecultura

Veja mais

Direito à cultura

Teatro de Contêiner propõe praça arborizada em nova sede e Prefeitura de SP recua de reuniões: ‘Não tivemos retorno’

Repercussão externa

Condenação de Bolsonaro fortalece democracia e expõe abusos dos EUA, avalia professor de direito internacional

Artigo

Brasil, Recursos Estratégicos, Infocracia e a ‘Nova’ Ordem Global

PALESTINA LIVRE

Recife tem protesto em defesa da população da Faixa de Gaza, neste sábado (13)

SEM ANISTIA

Justiça condena ex-agentes da ditadura por tortura e desaparecimento na Casa da Morte em Petrópolis (RJ)

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Rússia
    • Sahel
    • Cuba
    • EUA
    • China
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.