Imperialismo

Forças dos EUA e de Cabul mataram mais civis que grupos insurgentes no Afeganistão

Tropas dos EUA e aliados foram responsáveis pela morte de 305 civis, dados são relativos ao primeiro semestre de 2019

|
Tropas dos EUA e aliados foram responsáveis pela morte de 305 civis
Tropas dos EUA e aliados foram responsáveis pela morte de 305 civis - Foto: WikiCommons

As forças do exército norte-americano e tropas pró-governo de Cabul mataram mais civis no Afeganistão do que talibãs e outros grupos insurgentes no primeiro trimestre de 2019, informou um relatório das Nações Unidas divulgado nesta quarta-feira (24/04).

Segundo o documento da Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão (Unama) referente aos três primeiros meses do ano, tropas dos EUA e aliados foram responsáveis pela morte de 305 civis, enquanto outros grupos envolvidos nos conflitos mataram 227 pessoas.

Das 305 vítimas, 115 foram mortas por ataques realizados somente pelos EUA, enquanto 159 morreram em ações coordenadas pelas forças governamentais. O órgão da ONU ainda destacou que muitos civis foram mortos em ataques aéreos e destacou que esse atos continuam impunes.

"A Unama pede às forças de segurança nacional e às forças militares internacionais que façam investigações sobre as suspeitas de vítimas civis, publiquem os resultados e indenizem as vítimas de maneira apropriada", declarou.

A ONU iniciou o trabalho de estatísticas de vítimas civis em 2009, ano em que a situação dos conflitos no Afeganistão começou a piorar, segundo a organização. De acordo com a Unama, o ano de 2018 foi o mais violento, registrando 3.804 mortes de civis no país.

*Com teleSur

Edição: Opera Mundi