Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Geral

acordo coletivo

Dissídio será julgado nesta segunda (6) e pode definir situação de metroviários

Contra reajuste zero, corte de benefícios e privatização, trabalhadores haviam anunciado paralisação para terça (7)

06.maio.2019 às 18h48
Atualizado em 01.fev.2020 às 18h48
São Paulo Brasil de Fato (SP)
Marcos Hermanson

Categoria tem assembleia marcada para a noite desta segunda (6), após audiência de dissídio - YASUYOSHI CHIBA / AFP

O julgamento do dissídio da categoria dos metroviários de São Paulo foi marcado para esta segunda-feira (6), às 16h30, na Justiça do Trabalho. O Sindicato dos Metroviários de São Paulo foi notificado também nesta segunda pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e convocou assembleia para às 18h30, quando a categoria deve decidir se mantém a paralisação de 24h marcada para terça-feira (7).

Os metroviários estão mobilizados pelo acordo coletivo desde o começo de abril e haviam decidido por paralisar as atividades contra a proposta de reajuste zero anunciada pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) no dia 28/03. 

Além disso, o Metrô também propõe cortes no plano de saúde dos funcionários, redução do pagamento das horas extras e do adicional pelo trabalho noturno, o fim da mensalidade associativa ao sindicato e a possibilidade de flexibilização da jornada de trabalho.  

Na quinta-feira (2), o TRT havia determinado, durante audiência conciliatória, como “tutela de urgência”, a aplicação do reajuste salarial com base no índice IPC-Fipe na folha de pagamento de maio sobre todas os pontos econômicas e a prorrogação de todas as cláusulas do atual Acordo Coletivo até o final das negociações.

Entretanto, como não houve acordo sobre as demais reivindicações dos metroviários, a mobilização foi mantida pela assembleia da última sexta (3).

Catraca livre?

Como forma de pressionar o governo, os metroviários propuseram que durante a possível greve as catracas fossem liberadas e os funcionários trabalhassem sem receber, mantendo fluxo normal nos trens e estações.

Acho justíssimo abrir as catracas, porque quem vai tomar prejuízo é o governo, [e] o governo vai ter que ceder. É injusto o governo cobrar R$ 4,30. Imagine você um marreteiro, um pintor, um pedreiro, pagar [isso] todo dia para usar o metrô", diz Romualdo Gonçalves Dias (43), técnico de som que usa o metrô com frequência. 

Amanda Alencar, de 23 anos, é professora de musculação e usa o serviço todos os dias, passando pela Linha Amarela e pela Linha Verde. Ela também apoia a mobilização: "Acho a melhor opção, porque assim não atrapalha o fluxo de ninguém. Acho que quem está certo são os funcionários. Não tem que tirar mais do que já tiram da gente, o salário deles deveria ser valorizado”, afirma. 

G.A, que não quis se identificar, é segurança em uma estação da Linha 3 – Vermelha. Para ele, o problema reside no engessamento das negociações entre o Sindicato e o Metrô. 

“A grande dificuldade da negociação entre metrô e sindicato é que o metrô não tem alguém que seja capacitado para negociar mesmo. Tudo que o sindicato propõe, o TRT [Tribunal Regional do Trabalho] concorda e até aumenta, aí o metrô põe ‘enrolões’, que não tem autonomia para bater o martelo, e eles levam tudo para o secretário, e o secretário para o governador. É um jogo de empurra-empurra”, diz ele 

O funcionário também aponta uma injustiça na maneira como o corpo funcional da Companhia é tratado: “A mídia fala e a culpa recai sobre os funcionários, quando o problema é a incompetência da administração. O quadro operativo é um terço do administrativo, é uma vergonha. Um terço do administrativo poderia fazer o serviço, mas eles sempre mandam embora o operacional, e o operacional não tem gente suficiente”, conclui ele. 

Editado por: Rodrigo Chagas
Tags: grevemetroviáriossão paulosp
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Cooperação Sul-Sul

Brics propõe reforma do FMI, taxação internacional de super-ricos e fortalecimento da cooperação Sul-Sul

Governança

‘O NDB é um banco feito pelo Sul Global para o Sul Global’, defende Dilma sobre comparação com o FMI

Agricultura familiar

Cooperativas da reforma agrária garantem alimento saudável e valorização do trabalho com acesso a crédito popular do Finapop

TRAGÉDIA CLIMÁTICA

Enchente no Texas: 27 meninas estão desaparecidas; número de mortos chega a 29

Sul Global

Declaração final do Conselho Popular do Brics defende taxação de super-ricos e nova governança mundial

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.