estatuto do desarmamento

Bolsonaro revoga decretos de armas rejeitados pelo Senado, mas edita dois novos

Medida foi oficializada em edição extra do Diário Oficial; presidente comunicou que enviará projeto de lei ao Congresso

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
No dia 7 de maio, Bolsonaro e apoiadores celebravam assinatura do decreto que seria revogado menos de dois meses depois
No dia 7 de maio, Bolsonaro e apoiadores celebravam assinatura do decreto que seria revogado menos de dois meses depois - Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Jair Bolsonaro (PSL) revogou nesta terça-feira (25) o decreto 9.785/2019, editado em maio, que facilitava a aquisição de armas e a obtenção do porte de armas no Brasil para diversas categorias profissionais. Por meio de uma edição extraordinária do Diário Oficial da União (DOU), publicada durante a tarde, o presidente também oficializou dois novos decretos, tratando do mesmo tema do decreto revogado.

O fato pode ser interpretado como uma manobra do governo para excluir pontos polêmicos dos decreto anteriores -- rejeitados pelo Senado Federal com placar de 47 a 28 votos -- e assim obter aprovação do Legislativo à flexibilização do porte de armas. Os decretos de armas ainda seriam discutidos pelo plenário da Câmara dos Deputados e pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Bolsonaro também informou através do DOU que enviou ao Congresso um texto do projeto de lei que “altera a Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003, que dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas – Sinarm e define crimes”.

Informações detalhadas sobre os novos decretos editados por Bolsonaro ainda não puderam ser obtidas. A edição extra do Diário Oficial, onde consta a íntegra dos textos, ainda não estava disponível nos meios oficiais até o fechamento desta matéria. O site da Imprensa Oficial também se encontrava fora do ar. Em breve, mais informações.

Edição: Rodrigo Chagas