Podcast

Da mesa ao uso medicinal, conheça um pouco mais sobre o exótico cajá

A fruta cítrica é ótima para fazer sobremesas como o creme e o sorvete de cajá

Ouça o áudio:

A cajazeira tem um tronco que pode alcançar até 30 m de altura, sendo a árvore mais alta do gênero Spondias
A cajazeira tem um tronco que pode alcançar até 30 m de altura, sendo a árvore mais alta do gênero Spondias - Alessandra Lozovoi
A fruta cítrica é ótima para fazer sobremesas como o creme e o sorvete de cajá

Você já experimentou um docinho com cajá? A fruta cítrica, que é ótima para fazer sobremesas, é encontrada principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, por conta de sua árvore cajazeira que se adapta bem ao clima quente.

A utilização da fruta em doces é de dar água na boca e suas receitas populares, passam por gerações nas mesas de nortistas e nordestinos. Além disso, como sua safra é concentrada no verão, por isso, ela pode ser usada em diversas receitas geladas, como sorvete.

A nutricionista Thais Fiori fala sobre as características, ensina como utilizar a fruta e onde podemos encontrá-la. “O cajá é uma fruta de casca verde ou amarela e vem principalmente da região Norte e Nordeste do Brasil. Ela tem um gosto bem peculiar, levemente ácido. Dificilmente é consumida in natura, as pessoas tem preferência de consumi-la em bebida alcoólica, em sucos, em polpas porque é mais fácil”, explica. 

Desde o doce tradicional, com água e açúcar, incluindo o creme, até as variações de sorvete com a fruta, além do sabor peculiar, as sobremesas trazem o valor nutritivo que o cajá tem para a nossa mesa.

Segundo a publicação “Alimentos Regionais Brasileiros”, do Ministério da Saúde de 2015, o cajá tem rendimento acima dos 60% em polpa e, por isso, é amplamente utilizado na preparação de suco, néctar, sorvetes, geleias, vinhos e licores.

Além do sabor, os frutos da cajazeira possuem excelente aroma e seus componentes nutricionais são extremamente ricos para nossa saúde. A nutricionista explica como a fruta pode ser importante para prevenção de doenças e para auxiliar no nosso bem estar, graças às suas vitaminas.

“Ela tem vários benefícios nutricionais, o que a gente destaca é que, como ela tem bastante fibra, para a parte intestinal, funciona muito bem. Por ter vitamina C, o sistema imunológico fica bem legal, tem um aumento do sistema imunológico no nosso organismo. Tem ferro, tem cálcio e fósforo que vão auxiliar no processo da restauração óssea, então pode até mesmo prevenir a osteoporose e por conter ferro, é um grande aliado para pessoas anêmicas, então pode fazer bastante o uso dessa fruta para quem gosta”, recomenda.

Para além da  presença do cajá nas refeições, também podemos valorizar sua importância como remédio para inúmeras condições físicas. 

O Centro de Estudos de Medicina de Ervas da América do Sul apontou que as folhas e cascas da fruta também são utilizadas de forma medicinal, como por exemplo, para um melhor parto, livre de muito sangramento e dores.


 

Edição: Michele Carvalho