Rio Grande do Sul

EXPERIÊNCIA POPULAR

Olívio Dutra vai ao México falar sobre experiência do Orçamento Participativo

Fórum Internacional “Orçamento Participativo para o Bem Viver” acontece na cidade mexicana de Cuernavaca

|

Ouça o áudio:

Olívio Dutra
Olívio Dutra - Foto: Divulgação

O ex-governador Olívio Dutra e o coordenador da Associação Brasileira de Ongs – Regional Sul, Mauri Cruz, estão no México para participar do Fórum Internacional “Orçamento Participativo para o Bem Viver”. A atividade ocorre de 14 a 16 de agosto na cidade de Cuernavaca, capital do estado de Morelos.

Olívio Dutra e Mauri Cruz são os palestrantes latino-americanos juntamente com o ex-ministro do Bem Viver do Equador, Freddy Ehlers Zurita, a coordenadora do Conselho de Participação do Ecuador, Marcela Miranda, o embaixador da Bolívia José Crespo Fernández, e o ex-presidente do parlamento andino, José Pedro de la Cruz, entre outros.

O Fórum é organizado pelo Poder Executivo, Legislativo do Estado de Morelos – região onde nasceu e viveu Emiliano Zapata – e pela Universidade Autônoma do Estado de Morelos. O governador, Cuauhtémoc Blanco Bravo, e o presidente do Congreso, Jesús Alfonso Sotelo Martínez, recepcionaram os palestrantes na abertura dos debates.

“A experiência do OP de Porto Alegre segue ecoando mundo afora como um modelo de gestão inspirador que constrói as transformações de modo coletivo, fortalecendo a democracia e a participação direta”, destaca Olívio Dutra. Mais de 7500 cidades de 40 países aplicam o método do OP.

Para Mauri Cruz, o convite é o reconhecimento pelo pioneirismo da implementação do OP há 30 anos na capital gaúcha que também inspirou a realização do Fórum Social Mundial em Porto Alegre.

Edição: Sul 21