Ceará

“Dicionário Crítico da Mineração” será lançado amanhã (30) no campus da UFC-Crateús

A atividade terá início às 18 horas, na sala 8, do Campus da UFC-Crateús

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
O dicionário foi organizado pelo MAM, num esforço coletivo que durou quase três anos
O dicionário foi organizado pelo MAM, num esforço coletivo que durou quase três anos - Foto: Divulgação

Será realizada nesta sexta-feira (30), em Crateús, a mesa de debate "A questão mineral no Brasil: saqueio e impactos socioambientias nos territórios", com lançamento do livro Dicionário Crítico da Mineração. A atividade, que acontecerá às 18 horas na sala 8 do Campus da UFC-Crateús é realizada pelo Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM) com apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC). 

O dicionário foi organizado pelo MAM, num esforço coletivo que durou quase três anos, envolvendo 17 pesquisadores de diferentes universidades do Brasil. O dicionário organiza, em centenas de verbetes, informações de forma didática sobre as diferentes áreas que envolvem a mineração: geologia, licenciamento ambiental, impactos sociais e ambientais, direito minerário, entre várias outras.

O MAM começou a ser organizado em 2012, no estado do Pará, no enfrentamento ao Projeto Grande Carajás e se expandiu para vários estados do Brasil. Atualmente, se organiza em nove estados mais o Distrito Federal: Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Piauí, São Paulo e Tocantins.

Edição: Monyse Ravena