Cooperação internacional

Brasil de Fato estreia novo programa de TV em inglês para continente africano

Novo programa semanal “What’s Happening in Brazil” apresentará a conjuntura e a cultura brasileira para TV de Gana

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Jornalista Pamela Oliveira apresenta novo programa semanal produzido pelo Brasil de Fato para público de língua inglesa
Jornalista Pamela Oliveira apresenta novo programa semanal produzido pelo Brasil de Fato para público de língua inglesa - Foto: Reprodução

O Brasil de Fato lança nesta semana um novo programa de TV que apresenta os últimos acontecimentos e aspectos da cultura e da sociedade brasileira para o público africano de língua inglesa.

Continua após publicidade

O programa, chamado “What's happening in Brazil”, terá entre 10 e 12 minutos de duração e é uma parceria entre o Brasil de Fato e o canal de televisão Pan African TV, sediado em Gana. A rede é transmitida por satélite para 32 países, principalmente nas regiões ocidental e central do continente africano, e também para regiões da África Oriental e Meridional.

Em Gana, um episódio inédito é lançado todo domingo, com reprises diários às 7 horas da manhã, no horário local (4 horas da manhã no Brasil). O canal Pan African TV é transmitido por sinal digital.

“Levar as notícias do povo brasileiro a outros países do mundo faz parte do projeto do Brasil de Fato de criar laços e parcerias com meios de comunicação irmãos”, afirma Vivian Fernandes, coordenadora de Internacional do BdF. “Nesse sentido, a parceria com a Pan African TV é mais um passo na integração global e no fortalecimento dos laços de internacionalismo entre os povos”, completa.

O programa terá quatro quadros: “News Update”, que resumirá em dois minutos as últimas notícias da semana no Brasil; “Story of the Week”, matéria mais aprofundadas sobre temas de relevância social; “Culture Talk”, sobre manifestações artísticas brasileiras ou entrevistas com personalidades da cultura no país; e “Brazilianism”, em duas partes, com receitas culinárias e clipes de músicas brasileiras.

O piloto estreou na semana passada com uma atualização sobre os impactos das políticas econômicas do presidente Jair Bolsonaro sobre a sociedade brasileira e uma matéria especial sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está cumprindo pena de prisão em um caso marcado pela parcialidade do juiz Sergio Moro.

Assista ao primeiro episódio abaixo:

O Brasil de Fato também criou uma playlist especial no YouTube para agregar todo o conteúdo produzido para o programa. Canais e veículos de comunicação que queiram incluir “What’s happening in Brazil” na sua grade de programação podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp: +55 11 993 055 156.

Pan African TV

A missão da Pan African TV é “oferecer uma mídia alternativa”, segundo a gerente do canal, Ama Pratt. “Em grande parte, para difundir a narrativa pan-africana, mas também para informar nossos espectadores sobre o que acontece ao redor do mundo, em especial as lutas da classe trabalhadora.”

O canal transmite desde documentários até debates políticos sobre acontecimentos do continente africano e de outras partes do mundo.

Sobre a nova parceria com o Brasil de Fato para levar informação sobre o país ao público africano, Ama Pratt declarou que a receptividade na Pan African TV está sendo “muito boa, considerando que a parceria expande e amplia o nosso escopo de conteúdo como canal”. “Isso permite também que os espectadores da Pan African TV apreciem e conheçam mais sobre o que está acontecendo no Brasil atualmente, o que, afinal, cria um caminho para ampliar o debate intelectual”, Pratt acrescentou.

A Pan African Televisão também está firmando parcerias com o People’s Dispatch e a Telesur para promover as histórias da classe trabalhadora pelo mundo.

Edição: Aline Scátola