Segurança

Defesa Civil envia mensagens de alerta para assinantes de TV

Desde 2017, o órgão já encaminha mensagens a telefones celulares por meio de SMS

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

 Na tela será exibida a seguinte mensagem: “DEFESA CIVIL: agora os ALERTAS de RISCO estão na sua TV. Fique ligado!”.
Na tela será exibida a seguinte mensagem: “DEFESA CIVIL: agora os ALERTAS de RISCO estão na sua TV. Fique ligado!”. - Valter Campanato

Os moradores dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Alagoas que tenham TV por assinatura vão receber mensagens de alerta encaminhadas pela Defesa Civil.

A população será avisada, por meio de pop-up na televisão( imagens sobrepostas à tela) em casos de desastres como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, entre outros.

A mensagem será exibida por 10 segundos e haverá a opção de fechar a janela se desejar. Os assinantes não precisam fazer nenhum tipo de cadastro para receber o serviço.

O envio das mensagens de alerta já está disponível para os assinantes da Claro, Vivo, Oi, Sky e Nossa TV dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul e até o final do ano valerá para todo o país.

Pelo cronograma, o serviço será ativado no estado de São Paulo no dia 21 de outubro. Depois, será a vez das regiões Centro-Oeste e Norte, no dia 18 de novembro, chegando ao Nordeste no dia 16 de dezembro.

Esse projeto é coordenado pela Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações, em conjunto com as empresas de TV por assinatura e os órgãos ligados à Defesa Civil. 

 

 

Edição: Michele Carvalho