disputa

Com 95% das urnas apuradas, Evo avança e pode vencer em primeiro turno na Bolívia

Segundo novas parciais, Evo tem 9,3% de vantagem sobre Mesa. Presidente precisa abrir 10% para evitar segundo turno

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Sistema de divulgação dos resultados parciais foi reativado após ter sido suspenso na noite de domingo (20)
Sistema de divulgação dos resultados parciais foi reativado após ter sido suspenso na noite de domingo (20) - Foto: Daniel Giovanaz

Suspenso após a divulgação das primeiras parciais das eleições bolivianas neste domingo (20), o sistema de Transmissão de Resultados Eleitorais Parciais (TREP) foi reativado na noite desta segunda-feira (21) e aponta um crescimento da vantagem do presidente Evo Morales sobre seu opositor, o ex-presidente Carlos Mesa.

Com 95% dos votos contabilizados, Morales, candidato do Movimento ao Socialismo (MAS), tem 46,41% dos votos. O principal opositor, Carlos Mesa, da Comunidade Cidadã (CC), tem 37,07%. Em relação aos primeiros dados, divulgados ainda no domingo com 84% das urnas apuradas, a vantagem de Evo cresceu de 7,1% para 9,3%.

Para vencer em primeiro turno, Evo precisaria abrir 10% de vantagem sobre o rival. Restando pouco menos de 5% dos votos sem apurar, o atual presidente vai confirmando o favoritismo nos votos vindos da zona rural do país.  "Vamos confiar nos votos do interior", afirmou o mandatário no domingo em pronunciamento após divulgação das primeiras parciais.

:: Leia também: Trabalho de base garante hegemonia de Evo Morales nos rincões da Bolívia ::

Com a reativação do TREP e o avanço de Morales, cresce o clima de tensão no país, uma vez que o opositor Carlos Mesa já declarou publicamente que não aceitará uma derrota em primeiro turno. O ex-presidente convocou seus eleitores a protestar em frente as sedes dos órgãos eleitorais bolivianos. 

Na tarde desta segunda, cerca de 200 eleitores de Carlos Mesa ameaçaram invadir hotel em La Paz onde o TSE montou um centro de sistematização e contagem dos votos. O protesto terminou com intervenção da polícia, que dispersou o grupo usando bombas de efeito moral e gás de pimenta.

Entenda a paralisação da contagem parcial

Na Bolívia, existem dois caminhos para divulgação dos votos. Além do TREP, baseado nas informações que vêm dos colégios eleitorais, existe a recontagem manual dos votos de cada região. Este segundo caminho, que leva ao resultado oficial, costuma ser mais preciso e mais lento.

Neste momento, a contagem oficial tem 58.58% das urnas apuradas e aponta para um empate técnico com leve vantagem para o candidato da Comunidade Cidadã. Mesa tem 42,76% dos votos, contra 42,2% de Morales.

O TREP havia sido suspenso no domingo (20) à noite, segundo o Tribunal Supremo Eleitoral, para evitar confusão entre as duas apurações paralelas. "Queríamos evitar confusão. Um mesmo órgão não pode divulgar dois resultados diferentes", disse a presidenta do TSE, María Eugenia Choque.

 

Edição: Rodrigo Chagas