ARGENTINA

Fernández agradece a Néstor Kirchner e diz que tempos que vêm "não serão fáceis"

"Não é a nossa frente, mas a frente de todos. Nasceu para incluir a todos os argentinos", disse o presidente eleito

|

Ouça o áudio:

"Obrigado, Néstor, onde quer que esteja, porque você semeou tudo isso que estamos vivendo", disse presidente eleito
"Obrigado, Néstor, onde quer que esteja, porque você semeou tudo isso que estamos vivendo", disse presidente eleito - Foto: Alejandro Pagni/AFP

O presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, agradeceu neste domingo (27) ao ex-presidente Nestor Kirchner (1950-2010), com quem trabalhou, após a vitória sobre o atual mandatário Mauricio Macri.

"Obrigado, Néstor, onde quer que esteja, porque você semeou tudo isso que estamos vivendo", disse. Este 27 de outubro marca nove anos da morte do marido da hoje vice-presidente eleita, Cristina Kirchner.

"Não é a nossa frente, mas a frente de todos. Nasceu para incluir a todos os argentinos. Os tempos que vêm não são fáceis. O governo voltou às maõs das pessoas", disse.

"Temos o compromisso de construir uma Argentina solidária, mais igualitária, que defende a educação pública, a saúde pública, que privilegie os que produzem, os que trabalham", afirmou.

Fernández confirmou que Macri o convidou para tomar café da manhã na Casa Rosada nesta segunda-feira (28).

O presidente eleito ainda parabenizou o ex-mandatário brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, que completou 74 anos neste domingo. O peronista pediu a liberdade do petista e levou a plateia a repetir gritos de "Lula Livre".

Alberto Fernández ainda criticou a gestão de Macri e disse que, desde 2015, "a única coisa que eles fazem é enriquecer uns poucos ricos". "Essa página foi virada hoje, vamos esquecer essa página e vamos convidar todos os argentinos a construir esse país", disse.

A vitória da chapa Fernández-Cristina representa o retorno dos peronistas ao poder e o fim do governo neoliberal de Mauricio Macri, mandatário que, desde 2015, protagonizou um mandato marcado por profunda crise social e econômica. 

Edição: Opera Mundi