Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Geral

DIA DO LIVRO

Escolarização da leitura é barreira para formação de leitores, avalia pesquisadora

Entre outros fatores, Silvia Carvalho cita a burocracia no ambiente escolar e a desvalorização dos livros no Brasil

29.out.2019 às 13h20
Atualizado em 01.fev.2020 às 18h52
São Paulo (SP)
Geisa Marques
Pesquisa do Instituto Pró-Livro apontou que 44% dos brasileiros não cultivam o hábito de leitura

Pesquisa do Instituto Pró-Livro apontou que 44% dos brasileiros não cultivam o hábito de leitura - Arquivo | EBC

Em 29 de outubro é celebrado o Dia Nacional do Livro. A data foi instituída pela Lei 5.191, de dezembro de 1966, em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, criada em 1810.

No país, a última edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, realizada em 2016, pelo Instituto Pró-Livro, apontou que 44% dos brasileiros não cultivam o hábito de leitura. Ou seja, essa parcela da população alegou não ter lido sequer o trecho de um livro ao longo de três meses.

A mestra em psicologia da educação Sílvia Maria Pereira de Carvalho, coordenadora executiva do Instituto Avisa Lá, que promove a formação continuada de educadores, avalia, a partir do ponto de vista da escola, que há uma "escolarização" negativa da leitura. Ela considera que essa é uma das barreiras para a formação de leitores no país.

“Ficou a ideia de que você lê porque é obrigatório, para passar no vestibular. Não foi criado nas escolas um genuíno interesse sobre o que a leitura traz de positivo para o ser humano, de maneira geral. Muitas vezes, ler sobre outras experiências, ficcionais, por exemplo, pode ajudar uma pessoa a lidar com os problemas da vida”, disse em entrevista ao Programa Brasil de Fato.

No ambiente escolar, Sílvia Carvalho também destaca a burocracia e falta de estrutura das escolas que dificultam o acesso dos alunos aos materiais de leitura.

“É muito comum você encontrar salas de leituras forradas de livros que são pouco usados por questões burocráticas, por falta de bibliotecário. A criança pode usar o espaço muitas vezes por 45 minutos e raramente pode levar o livro pra casa”, pontua.

Em relação aos espaços públicos de leitura, Carvalho defende que é necessário as bibliotecas se modernizarem, para que as pessoas tenham interesse em frequentá-las.

A pesquisa do Instituto Pró-Livro mostra que o índice de leitores cai conforme o avanço da idade. Entre adolescentes de 11 e 13 anos, por exemplo, 84% dos entrevistados disseram que têm o hábito de ler. Por outro lado, entre pessoas de 40 e 49 anos esses índice cai para 48%. Outro indicador do levantamento mostra que 30% dos participantes nunca comprou um livro.

Para Sílvia Carvalho, o livro ainda não alcançou o mesmo valor que outros objetos de consumo adquiriram entre os brasileiros. Nesse sentido, ela destaca que o preço não é o principal empecilho para a aquisição de uma obra.

“O livro não é barato, como muita coisa não é barata. Mas se a pessoa quer uma calça jeans, quer muito, ela paga, porque para ela é um valor. Livro ainda não é um valor para a maioria da população brasileira. Se fosse, seria comprado, como se compra celular, por exemplo. Muitos brasileiros não descobriram ainda o que uma leitura pode acrescentar na vida da pessoa”, afirma.

As mulheres, conforme aponta o estudo, leem mais do que os homens, sendo que 59% das entrevistadas se declararam como leitores. Entre eles o índice cai para 52%.

Escute a íntegra da entrevista aqui.

Editado por: Guilherme Henrique
Tags: leituralivroradioagência
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Reação do governo

Comitê do governo para discutir resposta à tarifa de Trump inicia trabalhos e tem reuniões com indústria e agro nesta terça (15)

VOZ DAS RUAS

Fim da escala 6×1 e taxação dos ricos: saiba o que pensa quem vota no Plebiscito Popular

RECONSTRUÇÃO LENTA

MPF acusa o governo do RS de má utilização das verbas anti-enchentes

Arma política

Tarifaço de Trump é ‘coisa de mafioso’ e usa ‘chicote’ contra o Brasil, diz analista

PARTICIPAÇÃO POPULAR

Plebiscito popular inicia segundo mutirão de votação no Rio Grande do Sul

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.