Comunicação

Consórcio Nordeste lança programa de rádio com notícias sobre a região

Objetivo é aumentar o grau de consciência da população e fortalecer a comunicação pública nos estados

São Paulo (SP) | Brasil de Fato |

Ouça o áudio:

Governadores dos nove estados nordestinos reunidos no evento de lançamento do Consórcio
Governadores dos nove estados nordestinos reunidos no evento de lançamento do Consórcio - Reprodução

Foi ao ar nesta segunda-feira (11) o primeiro programa de rádio do Consórcio Interestadual  de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste). Batizado de “Giro Nordeste”, ele será transmitido de segunda a sexta-feira, inicialmente por 11 emissoras públicas nordestinas. 

Continua após publicidade

A coordenação do programa será feita pela Rádio Nova 1290 Timbira AM, de São Luís (MA). A ideia do Giro Nordeste é, segundo seus idealizadores, aumentar a circulação de informações no Nordeste, promover novos debates e estimular a integração da Região. 

O Giro Nordeste está aberto para a adesão de novas emissoras de rádio, através do e-mail [email protected]. O programa também pode ser baixado ou ouvido pelo site http://radiotimbira.ma.gov.br

Consórcio Nordeste

O Consórcio Nordeste foi oficializado em julho deste ano e inclui os nove Estados da região. Entre os objetivos da parceria, está a execução de políticas públicas de abrangência regional; a compra conjunta de materiais necessários ao funcionamento dos equipamentos públicos dos estados e a cooperação entre forças policiais. 

Algumas das primeiras medidas anunciadas são a criação de uma espécie de Mais Médicos do Nordeste, em parceria com a Organização Pan-americana de Saúde (Opas/OMS), que trará médicos cubanos para a região. Os governadores também preveem a instituição de uma força policial regional, a Força Nordeste, envolvendo policiais civis e militares estaduais.

Já o tema da comunicação pública foi incorporado à Carta de Fundação do Consórcio para reforçar a integração das emissoras públicas estaduais de televisão e rádio do Nordeste. No total, esses veículos atingem um total de 60 milhões de pessoas. 

Em abril - ainda antes da formalização do Consórcio -, foi realizado em Salvador (BA) o I Encontro das rádios e televisões públicas estaduais do Nordeste. O programa que foi ao ar nesta segunda-feira (11) é resultado do debate ocorrido neste evento.

Parceria 

A partir desta quarta-feira (13), a Rádio Brasil de Fato passa a transmitir o Giro Nordeste. O programa irá ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h. Para o secretário adjunto de Radiodifusão do Maranhão, Robson Paz a parceria entre a Rádio Brasil de Fato e o consórcio enriquece ainda mais o projeto.

“A parceria com a Rádio Brasil de Fato para nós é motivo de muita alegria. Confere uma dimensão ainda maior ao projeto Giro Nordeste, leva as informações da nossa região para o Sudeste, São Paulo, cuja população em grande medida é formada por nordestinos. Agrega um segmento muito importante dos movimentos sociais, que tem na Rádio Brasil de Fato uma grande referência de comunicação em nosso país. Além disso, claro, fortalece esse projeto desenvolvido pelas emissoras públicas de rádio do Nordeste”.

Para ouvir o programa na Rádio Brasil de Fato, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10 horas, acesse o site radio.brasildefato.com.br.

 

 

Edição: Katarine Flor