Saída da Europa

Parlamento britânico aprova acordo de Johnson para o Brexit

Por uma diferença de 124 votos, vitória da proposta do premiê conservador reforçou maioria conquistada na última eleição

|
A votação é apenas a primeira etapa da aprovação do acordo de saída da UE, mas já representa uma vitória do primeiro-ministro Boris Johnson
A votação é apenas a primeira etapa da aprovação do acordo de saída da UE, mas já representa uma vitória do primeiro-ministro Boris Johnson - Foto: UK Parliament

O Parlamento britânico aprovou nesta sexta-feira (20) o acordo do primeiro-ministro Boris Johnson para a saída do Reino Unido da União Europeia, que estipula como prazo para o Brexit o dia 31 de janeiro do próximo ano.

Por uma diferença de 124 votos, vitória da proposta do premiê conservador reforçou maioria que Johnson conquistou nas últimas eleições legislativas do dia 12 de dezembro. O acordo passou com 358 votos a favor e 234 contrários.

Após a votação, Johnson afirmou que a vitória é "do povo britânico" e que o país agora deve descartar os rótulos dos que querem sair ou ficar no bloco europeu.

"Esse acordo será usado como ponta de lança para nos guiar pelo caminho de mais desregulamentação, de um acordo tóxico com Donald Trump, que irá vender nosso NHS [sistema público de saúde] e aumentar o preço dos remédios", disse.

Apesar da vitória, a votação desta sexta-feira é apenas a primeira etapa da aprovação do acordo de saída da UE. O pacto ainda precisa ser levado às comissões do Parlamento antes de ser votado uma segunda vez no plenário. Em seguida, o texto segue para a Câmara dos Lordes e, se aprovado na instância alta do Parlamento, vai para a aprovação da rainha Elizabeth II.

A proposta sofreu diversas modificações feitas pelos conservadores na esperança de tê-la aprovada antes das eleições. Pontos como direitos trabalhistas e ambientais foram retirados do texto aprovado nesta sexta.

Edição: Opera Mundi