Privatização

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 27 de janeiro de 2020

Greve de servidores da DataPrev em mais de 20 estados e no DF está entre os destaques do programa

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato
Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA

Servidores da Dataprev iniciaram, essa semana, uma greve por tempo indeterminado em mais de vinte estados e no Distrito Federal. A medida foi tomada esta semana contra o processo de privatização da empresa pública de tecnologia, hoje responsável por todo o banco de dados da previdência no Brasil.

Moacir Lopes, secretário de administração da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social ressalta, no Jornal Brasil Atual Edição Tarde, os riscos em entregar para a iniciativa privada, dados sigilosos de milhões de brasileiros: "Quem vai ser responsável e como vai ser feita a segurança dos dados do INSS com a privatização da Dataprev? São dados de alta relevância, envolvem a vida de muitos cidadãos. São dados de pagamentos de benefícios, lá estão os valores que cada um recebe, os dados pessoais dos aposentados. Portanto é algo que precisa de muita segurança para evitar exposição dos segurados. Vai desde a possibilidade vazamento de dados para venda de produtos e serviços até golpes. Há quadrilhas especializadas em aplicar golpes nos aposentados, quem vai garantir a segurança?", questionou o trabalhador.

O programa também traz reportagem especial sobre a vida das comunidades atingidas pela Vale em Brumadinho, há um ano do crime socioambiental da mineradora. Cerca de 93 mil pessoas que perderam suas fontes de renda por causa do crime, tiveram o auxílio cortado pela metade.

Ainda no jornal, a denúncia feita pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), na Procuradoria-Geral da República contra Jair Bolsonaro por crime de racismo, e a sanção de uma lei em São Paulo que pune as empresas que pratiquem LGBTfobia na cidade.

Esses e outros destaques na edição desta segunda-feira (27) do Jornal Brasil Atual

----------------

O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, nas frequências da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz), e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

 

 

Edição: Mauro Ramos | Brasil de Fato