Paraná

Educação

Erros no Enem geram insegurança e descrédito, apontam trabalhadores da Educação no PR

Milhares de alunos tiveram provas corrigidas com falhas. Inscrições em universidades foram prejudicadas

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
“Passamos o ano voltados para esse trabalho e no final, o sentimento é de insegurança entre os alunos”, diz a professora Ângela Coraiola
“Passamos o ano voltados para esse trabalho e no final, o sentimento é de insegurança entre os alunos”, diz a professora Ângela Coraiola - Divulgação

Estudantes de todo o Brasil se preparam anualmente para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), essencial para quem quer entrar numa universidade pública ou conseguir bolsas nas particulares. Porém, a incompetência do Ministério da Educação (MEC) pôs o sonho em risco, com erros nas correções das notas de milhares de estudantes. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, em rede social, confirmou as falhas, dizendo que “houve um problema mecânico de impressão que descolou algumas provas dos seus gabaritos”.

Incompetência e descrédito

Para Ana Carla Bernardino, coordenadora do Pré Vestibular gratuito “Em Ação”, o erro foi gravíssimo. “Os estudantes foram os primeiros a identificar as inconsistências e promover a divulgação nas redes sociais”. Ana destaca ainda que “erros podem e devem ser evitados ao pensar na importância da prova para o cenário educacional e o futuro dos estudantes”.

Já para a coordenadora pedagógica do Cursinho Vanguarda, em Curitiba, a Professora Ângela Coraiola, o sentimento foi de decepção. “Passamos o ano voltados para esse trabalho e no final, o sentimento é de insegurança entre os alunos”. Para ela, “o governo faz tanta propaganda do Enem, deveria ter cuidado melhor do processo”, disse.

Para o presidente da União Paranaense do Estudantes (UPES), Wellington Lopes, há um enorme desrespeito por parte deste governo com a educação. “Tivemos, só em um ano de gestão, três presidentes no Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira], além de levar o Enem ao descrédito. Este exame tem sido exemplo para outros países e é uma pena que aqui ele não seja tratado, nesta gestão, com seriedade.”

Justiça suspende e depois autoriza abertura do Sisu

Com as falhas ocorridas no Enem, que serve para a seleção de alunos nas universidades por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a Justiça, primeiro, suspendeu a divulgação dos resultados. Voltando atrás na terça-feira, 28, permitindo que as notas fossem publicadas. Mas permanece a insegurança. Segundo o site UOL, funcionários do MEC afirmam que o resultado do Enem não é 100% confiável porque alguns itens não foram devidamente conferidos.

Edição: Lia Bianchini