Boicote

Bernie Sanders não comparecerá a conferência de grupo pró-Israel por razões políticas

O candidato democrata é contra o histórico de intolerância e discriminação da AIPAC contra o povo Palestino

Tradução: Ítalo Piva

Brasil de Fato | São Paulo |
Bernie Sanders lidera os candidatos pelo Partido Democrata. - People's Dispatch

O candidato Bernie Sanders, que lidera as prévias presidenciais do Partido Democrata, anunciou que não irá à conferência do Comitê de Assuntos Públicos de Israel e da América (AIPAC). O senador estadunidense do estado de Vermont é contrário às políticas do grupo lobista pró-Israel e seu histórico de servir como plataforma para aqueles que são abertamente intolerantes aos palestinos.

Sanders afirmou que o povo palestino tem o mesmo direito à paz e segurança que Israel e explicou sua posição via Twitter: “Eu continuo preocupado com a plataforma que a AIPAC oferece a líderes que expressam intolerância e se opõem aos direitos básicos dos palestinos”.

Bernie acrescentou: “na condição de presidente, eu apoiarei os direitos de ambos os povos - israelenses e palestinos - e farei tudo que for capaz para trazer paz e segurança à região”. Sanders defende uma solução pacífica para o conflito e a questão a autonomia da Palestina.

A declaração do candidato também se referiu à plataforma que a entidade deu ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, apesar de seu governo ser acusado de inúmeras atrocidades e crimes de guerra nos territórios ocupados. O AIPAC também é famoso pela campanha contra membros do movimento Boicote, Desinvestimento e Sanções, tendo elaborado e apoiado leis que criminalizariam sua militância.

A conferência do AIPAC deste ano acontecerá entre os dias 1 e 3 de março em Washington. O evento é tradicionalmente frequentado por candidatos presidenciais durante a campanha eleitoral. O grupo é um dos mais radicalmente pró-Israel e pró-Sionismo dos Estados Unidos, sendo acusado também de minimizar atrocidades cometidas contra os palestinos. A entidade tem atacado pessoas que criticam Israel, acusando-as de antissemitismo.

Com informações do People´s Dispatch

 

Edição: Douglas Matos