Propagação

Coronavírus já tem transmissão comunitária em todos os estados, diz governo

Governo admite testagem deficitária e diz que cobrará responsabilidade de planos de saúde para evitar colapso do SUS

Brasil de Fato | Belém (PA) |
Segundo ministro, até o momento não há determinação de fechamento de fronteiras entre estados - Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ministro da Saúde, Luiz Carlos Mandetta, declarou estado de transmissão comunitária do novo coronavírus em todo o território nacional. Já não é mais possível, segundo o governo, determinar a origem da contaminação dos novos casos confirmados.

Mandetta alertou que a transmissão comunitária reforça a necessidade de isolamento domiciliar para conter o avanço do vírus.

No Brasil, a maior parte dos casos de coronavírus estão na região sudeste, enquanto na região norte ainda há poucas confirmações. Mas o ministro afirma que a situação é muito mais grave do que os números apontam.

"A gente só sabe os casos graves e os que falecem, então, para cada um desses confirmados deve ter um número de não confirmado. A gente trabalha sempre só com uma parte da informação. É como se fosse um iceberg, é aquela história: estamos vendo a ponta do iceberg, mas aqui embaixo tem muito mais casos."

::Governo anuncia que não vai mais diferenciar tratamentos de gripe e de coronavírus::

Isolamento e UTIs

A medida de isolamento foi reforçada durante a coletiva do Ministério da Saúde desta sexta-feira (20) para todos os estados brasileiros. Há estados como o Piauí, por exemplo, que ainda não tem nenhum caso registrado porque não dispõe dos recursos necessários para testagem, explicou o ministro. 

"O planeta terra está comprando o kit para testar para o novo coronavírus. A OMS diz que tem que testar todo mundo usando como exemplo países pequenos, como a Coreia do Sul, que é produtora do kit e tem a renda lá em cima. Por mais duro que seja o Brasil vai trabalhar com números verdadeiros. O mais próximo do que está acontecendo", argumentou. 

O Ministério também informou a entrega dos primeiros 540 leitos móveis em unidades de tratamento intensivo (UTIs), de um total de 1000 previstos. Nessa fase, o governo federal também está analisando como estão sendo realizados os planos de contingência pelos estados brasileiros para oferecer suporte.

::Outono começa nesta sexta-feira e casos de coronavírus devem aumentar::

Planos de saúde

O governo afirmou que dialoga com os planos de saúde para que eles ampliem os leitos de UTI, forneçam testagem e atendimento para os seus usuários. "São 50 milhões de pessoas no sistema de saúde suplementar, vamos fazer com que eles garantam o atendimento dos planos de saúde, porque se eles não garantem vem para o SUS". 

"[A pandemia] é de todos os brasileiros e nós não vamos deixar nenhum brasileiro sem ter a presença do Estado. Quando a gente induz a iniciativa privada é para que ela vá e faça e o Estado faça também e o coletivo de esforços possa dar uma resposta única", disse.

::Coronavírus: oposição pede pacote com medidas emergenciais para o campo::

Reformulação

Além de passar a divulgar somente os casos confirmados e o número de mortos, o secretario de vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, disse que o Ministério está reformulando o sistema que agrega as informações da doença e que devido ao excessivo número de acessos, o sistema foi retirado temporariamente do ar.

Mandetta, por sua vez, usou como exemplo a sobrecarga na plataforma de dados para alertar que os brasileiros devem ter a mesma preocupação com relação ao SUS.

"Quando você aumenta o acesso no sistema – que abastece as informações do coronavírus – o sistema cai, você fica sem os dados. Isso acontece exatamente quando todo mundo aciona um sistema que está dimensionado para atender 10 mil chamadas e ele, de repente, atende 100 mil chamadas. O sistema cai, você fica sem sistema. Guardadas as devidas semelhanças, se nós acionarmos o nosso sistema de saúde todos ao mesmo tempo, o sistema cai e nós ficaremos sem sistema de saúde." 

Edição: Rodrigo Chagas