Crise econômica

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 19 de março de 2020

Avaliação do pacote de medidas econômicas do governo Bolsonaro para enfrentar coronavírus é destaque do programa

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), iniciou um incidente diplomático com a China. O filho do presidente acusou o país asiático de ter omitido informações sobre a pandemia do novo coronavírus. A Embaixada da China no Brasil repudiou as afirmações do deputado e exigiu desculpas ao povo chinês.

"Lamentavelmente você é uma pessoa sem visão internacional, nem senso comum, sem conhecer a China, nem o mundo. Aconselhamos que não corra para ser o porta-voz dos EUA no Brasil, sob a pena de tropeçar feio”, afirmou o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming.

Para comentar as propostas da equipe econômica do governo de Jair Bolsonaro de enfrentamento à crise econômica e pandêmica, o Jornal Brasil Atual Edição da Tarde conversa com o economista e professor do instituto de economia da UFRJ, Luiz Carlos Prado.  

Além da medida dos vouchers de R$ 200, o pacote apresentado pelo ministério da Economia inclui a suspensão dos pagamentos, pelas empresas, de FGTS e INSS sobre a folha de pagamento pelos próximos três meses e antecipa o 13º do Bolsa Família. O governo ainda autorizou empresas a cortarem em até 50% a jornada de trabalho e o salário dos seus empregados. 

"Algumas dessas medidas, pioram o cenário, não são apenas insuficientes, como podem provocar problemas muito grandes. Por exemplo, essa medida de reduzir jornadas e salários: essas pessoas que terão seus salários cortados vão ser obrigadas a suspender pagamentos, não pagar aluguéis, prestações, vai gerar uma onda de inadimplência; e tudo isso vai contribuir para reduzir ainda mais a demanda das empresas", explicou o economista. 

O programa traz conversa com Maria Izabel Noronha, deputada estadual de São Paulo, e presidenta do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo de São Paulo (Apeosp), para falar sobre João Felício, ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Apeoesp e da Confederação Sindical Internacional (CSI), que faleceu na madrugada desta quinta-feira (19), em São Paulo.

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, nas frequências da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz), e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.   

Edição: Mauro Ramos