BdF em Casa

“Bolsonaro é irresponsável ao conduzir a crise do coronavírus”, critica Boulos

Liderança do MTST falou sobre as medidas do governo para trabalhadores informais e chamou a ajuda de "Bolsa Miséria"

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Guilherme Boulos foi o convidado do programa BdF em Casa, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 17h. - Guilherme Santos/Sul21

"Não se tira dinheiro, se injeta dinheiro na economia para se evitar uma crise”, declarou Guilherme Boulos, da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), em entrevista ao BdF em Casa, programa diário do Brasil de Fato, nesta terça-feira (24).

Para ele, a forma como o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vem tratando a crise do coronavírus é "irresponsável". “Tratou como uma gripezinha, uma histeria  uma fantasia. Iniciou uma reação tardia e totalmente insuficiente. Na contramão do que a maior parte dos governos do mundo estão fazendo”, analisou.

“Estou acompanhando a situação do país com muita preocupação. A situação é muito grave. Estamos diante de uma pandemia em escala global com um impacto inédito”, comentou Boulos, que está em casa em isolamento domiciliar. 

Boulos, que foi candidato a presidente da República nas últimas eleições, também criticou as medidas econômicas tomadas por Bolsonaro, comparado a países como o Reino Unido, que anunciou no último dia 20 que pagará até 80% dos salários dos trabalhadores afetados pela crise. “Enquanto aqui estão querendo cortar salário”.

Em um bate-papo junto com os repórteres do Brasil de Fato, José Eduardo Bernardes e Igor Carvalho, Boulos também comentou sobre a situação da pandemia nas periferias e entre os trabalhadores informais. “Nós criamos uma campanha chamada ‘Enfrentando o Corona na Periferia’. Entrevistei uma ambulante que tem um carrinho de tapioca e há uma semana ela não vai trabalhar, e ela comentou: ‘Como é que eu vou me sustentar com R$ 200?’”, contou, fazendo menção à medida de Bolsonaro que daria esse valor como forma de subsidiar trabalhadores informais, a qual chamou de "Bolsa Miséria". 

O programa contou ainda com a dica cultural da repórter Nara Lacerda, que indicou a série sul-coreana, disponível no Netflix, Kingdom, que conta a história de um príncipe herdeiro da dinastia Joeon e que possui a missão de investigar uma misteriosa epidemia zumbi que assola população local. “É muito difícil assistir à série e não comparar com o que está acontecendo no mundo”, comentou Nara.  

BdF em Casa vai ao ar de segunda a sexta-feira, sempre às 17h, nos canais do Brasil de Fato no YouTube e no Facebook. 

Assista ao programa completo:

Edição: Vivian Fernandes