UNIVERSIDADE

Pesquisadores da UFPR estudam diagnóstico rápido do coronavírus

A pesquisa acontece no Hospital de Clínicas, a partir de testes já adquiridos pelo Ministério da Saúde

Redação I Curitiba (PR) |
HC é um dos hospitais de referência no combate ao covid-19 - Marcos Solivan | UFPR

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) vem se concentrando em estudar os testes para o novo coronavírus. O objetivo é oferecer meios para diagnóstico mais rápido, ainda no começo da internação.

A infectologista e professora coordenadora do grupo, Sônia Raboni, explica que o teste deve ser realizado à beira do leito. "Isso ajudará na orientação para onde deve ir o paciente, se para UTI, enfermaria ou retorno para isolamento em casa", explica. A proposta é fazer validação dos testes de diagnóstico rápido, a partir dos que já foram adquiridos pelo Ministério da Saúde e Hospital de Clínicas.

:: Leia também: Rio de Janeiro inicia testes de plasma com anticorpos para casos graves de covid-19 ::

No momento, o hospital utiliza para o diagnóstico da infecção o método molecular, quando se coleta o material do paciente internado com suspeita da doença. A amostra, então, é levada e analisada no Laboratório de Virologia de Biologia Molecular para a identificação do vírus.

Essa é uma técnica que demanda mais tempo para a sua execução. A pesquisa busca avaliar o desempenho de testes mais rápidos, comparando os resultados aos obtidos com a análise molecular.

:: Leia também: Universidades do RJ se unem para produzir respiradores, máscaras e álcool 70% ::

A intenção da pesquisa é saber mais sobre a dinâmica de produção dos anticorpos e avaliar o momento ideal para sua aplicação, visando melhoria do diagnóstico. Participam do estudo infectologistas do Complexo Hospital de Clínicas (CHC), da UFPR, a equipe responsável pelas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) do HC e estudantes dos cursos de Medicina e Farmácia da Universidade.

:: Leia também: Cientistas do Consórcio Nordeste propõem rede de combate à covid-19 e lançam app ::

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS) a crises mais graves, como a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19. 

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação. 

 

Fonte: BdF Paraná

Edição: Gabriel Carriconde e Leandro Melito