Podcast

Descobertas recentes da ciência brasileira são destaque do programa Bem Viver

Uma edição repleta de novos conhecimentos e ações de solidariedade

Ouça o áudio:

Programa Bem Viver 16/04
Pesquisadores de universidades públicas brasileiras concentram esforços na pesquisa sobre o novo coronavírus - Divulgação
Uma edição repleta de novos conhecimentos e ações de solidariedade

O programa Bem Viver desta quinta-feira (16) dá destaque a ações da ciência brasileira que podem impactar diretamente a vida do cidadão. Enquanto segue a busca por uma vacina que previna e um medicamento que trate a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, pesquisadores avançam em descobertas importantes nessa e em outras áreas.

Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por exemplo, pesquisadores desenvolveram um respirador pulmonar alternativo para o tratamento de pacientes infectados pelo vírus que custará 37 vezes menos que os disponíveis no mercado atualmente. O aparelho já teve a licença liberada para a produção por empresas.

Já no interior de São Paulo, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, pesquisa sugere que a adição de cogumelos à carne vermelha pode produzir um hambúrguer mais rico em nutrientes, além de diminuir o consumo da proteína animal, cuja produção em larga escala no Brasil é uma das principais responsáveis pelo desmatamento da Amazônia.

Ainda nesta edição do Bem Viver, o médico infectologista Alexandre Padilha esclarece as dúvidas sobre como cuidar da higienização dos animais domésticos durante a quarentena. Mesmo que não sejam portadores do vírus, eles podem transportá-lo pelas patas ou através do pelo.

No quadro Amiga da Saúde, a enfermeira Sofia Barbosa esclarece dúvidas sobre a fitoterapia, o uso das plantas medicinais. A busca por essa alternativa tem crescido cada vez mais no Sistema Único de Saúde (SUS).

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo; 102,7 FM no noroeste paulista; e 93,3 FM na Baixada Santista. 

No mesmo horário, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP), em 87,5 FM; Rádio Interativa de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); e Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC), em 104,9 FM.

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato

Edição: Mayara Paixão