Luta Camponesa

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 17 de abril de 2020

Vigésimo quarto aniversário do Massacre de Eldorado dos Carajás é destaque do programa

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA

O Massacre de Eldorado dos Carajás completa 24 anos nesta sexta-feira (17). Em homenagem aos 21 trabalhadores assassinados em 1996, a Via Campesina Internacional instituiu o 17 de abril como o Dia Internacional da Luta Camponesa

Oito camponeses foram assassinados com seus próprios instrumentos de trabalho: foices e facões, os outros 11 foram alvejados por dezenas de tiros. O ataque ainda deixou 79 pessoas feridas, duas delas morreram no hospital.  

Reportagem do Brasil de Fato traz uma atualização sobre a situação de impunidade em relação ao massacre. As únicas duas pessoas condenadas pelos crime (das 155 envolvidas), cumprem pena em liberdade e já tem recebido o apoio do presidente Jair Bolsonaro.

A edição desta sexta-feira destaca também a derrota momentânea do governo de Jair Bolsonaro com respeito a Medida Provisória 905. Os líderes partidários do Senado fecharam acordo na manhã desta sexta para não votar a medida provisória que cria a proposta da "Carteira Verde e Amarela". A medida, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), incentiva o trabalho precário, a intensificação da jornada de trabalho, o enfraquecimento da fiscalização, e ainda reduz o papel da negociação coletiva.

Confira ainda entrevista com a secretária sub-regional da Internacional de Serviços Públicos (ISP) no Brasil, Denise Motta Dau, sobre pesquisa da entidade que revela que quase 70% dos profissionais da saúde ainda não receberam treinamento para covid-19 no país.

Confira todos os destaques no início do jornal.

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos