Quarentena

Música, contação de histórias e animações podem abrir portas para a literatura

Grupos de pesquisa trazem sugestões de como estimular o apreço pela leitura entre crianças durante o isolamento social

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Ilustração que integra a obra "Carta às meninas e aos meninos em tempos de COVID-19" - Luiz Silva

Quase um mês após a chegada da pandemia do coronavírus ao Brasil e com escolas fechadas em todo o país, o desafio de manter, cuidar e educar as crianças em casa continua central na vida de muitas famílias.

Continua após publicidade

Mesmo as que já conseguiram se adaptar a nova rotina, se deparam com os obstáculos de garantir a continuidade das atividades educativas, lidar com o tédio – comum até mesmo entre os adultos – e explicar para os pequenos o que está acontecendo com o mundo.

:: Ouça o Radinho BdF, programa semanal de 30 minutos voltado às crianças e família ::

Pensando nisso, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Infância, linguagem e Educação da Universidade do Rio de Janeiro, compilou diversas atividades online, especialmente voltadas para as crianças.

O material leva em conta a necessidade de interação e do estímulo ao brincar, à imaginação, à criação e à linguagem. São leituras de histórias e poemas, aplicativos literários, livros animados, histórias musicadas, entre diversas outras iniciativas, todas gratuitas. 

::  Especialista dá dicas para o período de isolamento social com crianças em casa ::

A coordenadora do grupo, Patrícia Corsino, ressalta que todos os povos da humanidade produzem ou produziram literatura historicamente. Segundo a especialista, o ato de contar histórias é primordial para a formação. 

“A literatura nos traz reflexões sobre a gente, funciona como um espelho, mas também funciona com uma janela que se abra ao mundo, pra gente conhecer o outro. A literatura nos forma para o mundo e nos dá a possibilidade de ampliação do nosso próprio horizonte", afirma.

Mesmo sem livros físicos, Patrícia ressalta que manifestações em música, contação de histórias e até animações podem cumprir o papel de apresentar esse universo às crianças. 

Claro que a gente sabe neste momento, como fazem falta os espaços públicos, como escolas e bibliotecas e temos sempre que batalhar por esses espaços. Mas, a gente tem hoje também a internet que nos permitem ter histórias e poemas digitalizados, tem histórias e poemas que são lidos por várias pessoas, livros que são animados, desenhos animados baseados em histórias e até aplicativos literários, que podem ser um respiro dos jogos. As músicas também são poemas, nós temos vários letristas que agradam muito às crianças. A arte não é só direcionada a um público específico. O que é bom agrada todo mundo. A arte não tem idade.

O material preparado pelos pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ressalta que as crianças têm um alto grau de organização perceptiva e expressiva. Elas são receptivas às interações verbais e, nesses processos, aprendem e produzem seus próprios sentidos. Passam a se conhecer e a conhecer o mundo que as cerca. A seleção que foi feita pelos especialistas, leva todos esses pontos em consideração.

O Brasil de Fato traz algumas das sugestões apresentadas, que você pode conferir ao final desta matéria. O material completo pode ser acessado aqui.

O que está acontecendo no planeta?

Outro grande desafio para as famílias com crianças é explicar o que é o coronavírus e todas as repercussões e mudanças trazidas pela pandemia. Pensando nisso, o Fórum Mineiro de Educação, ligado à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, disponibilizou na internet gratuitamente o livro Carta às meninas e aos meninos em tempos de covid-19

:: Radinho BdF: psicopedagoga explica como falar sobre medo e saudade com as crianças ::

Na obra, que chama atenção pela qualidade estética, os interlocutoras principais são as próprias crianças. O texto não minimiza a gravidade do momento e traz informações confiáveis, mas com foco no protagonismo e na esperança.  

:: Radinho BdF: professor de Educação Física explica como se mexer durante a quarentena ::

Com trabalhos de onze ilustradores, a mensagem explica aos pequenos  as repercussões da covid- 19, a necessidade de isolamento social e traz as possibilidade que o momento proporciona. O livro virtual é baseado na Carta para a los ninõs y ninãs en este momento de crisis, das chilenas Isidora Lobo y Carla Infante e pode ser acessado aqui

Confira abaixo algumas das recomendações dos pesquisadores da URFJ:

Leitura de histórias e poemas

Bicho papão para gente pequena e bicho papão pra gente grande, parte 1- Sônia Travassos

Bicho medo e seu segredo, Eliane Pimenta

Ombela, de Ondjak

As tranças de de Bintou, de Sylviane A. Diouf

Aplicativos literários

Crianceiras

Pequenos grandes contos de verdade

Livros animados

O menino de Argila/ Obax, de André Neve/ Livros animados-A cor da cultura

Bruna e a galinha d'angola, de Gercilga de Almeida e Berimbau, de Raquel Coelho/ Livros animados-A cor da cultura

Como as histórias se espalharam pelo mundo, de Rogério Andrade Barbosa, Livros/ Animados -A cor da cultura

Animações baseadas em livros ou contos

A maior flor do mundo - José Saramago

Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore

As aventuras do avião vermelho, Érico Veríssimo

Kiriku e a Feiticeira- história africana

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS) a crises mais graves, como a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19. 

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação. 

 

 

Edição: Leandro Melito