Podcast

Radinho BdF fala sobre a importância da literatura na formação das crianças

Crianças também comentam o que estão fazendo durante o período de isolamento social

Ouça o áudio:

O Radinho BdF é um programa semanal de 30 minutos voltado às crianças e família - Divulgação
Crianças também comentam o que estão fazendo durante o período de isolamento social

A edição do programa Radinho BdF desta quarta-feira (22) fala sobre o papel da literatura na formação das crianças, em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril.

A professora Patrícia Corsino, que estuda a relação das crianças com os livros, explica que a leitura pode fortalecer elos de afeto com os adultos, além de abrir janelas para que os pequenos conheçam novas formas de pensar. A tradição de contar histórias, através das narrativas orais, também é um caminho para manter viva a memória.

Como a magia da literatura não acontece apenas nos livros de papel, nesta edição também tem o momento de contação de histórias. A jornalista Beatriz Vichessi apresenta “Casa de Vô”, um conto que escreveu em homenagem aos seus avós. Na infância da Beatriz, a casa dos avós era o mundo mágico dela. Tinha até guarda-roupa que virava elevador.

No quadro Receita da Vovó, a jornalista Ana Maria Straube, mãe do Chico, compartilha uma receita rápida e simples do biscoito caboclinho, que herdou do livro de receitas da vovó. A receita completa para fazer com as crianças está disponível no final da página.


Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30 na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo; 102,7 FM no noroeste paulista; e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, e você ouve direto no site do BdF.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].


Receita de Biscoito Caboclinho

Os ingredientes: uma colher de sopa de manteiga, quatro colheres de sopa de açúcar, dois ovos, farinha de trigo e uma colher de sobremesa de fermento.

Primeiro, vocês vão amassar bem a manteiga com um garfo junto com as quatro colheres de açúcar.

Na sequência, vão colocar um ovo, misturar com a manteira e o açúcar e colocar o outro ovo. 

No caderno de receitas da vovó, não tem uma medida certa da farinha de trigo, mas é muito fácil. Vocês vão colocando aos poucos e mexendo com a mão na massa. Na hora que a massa não estiver mais grudando na mão e estiver dando para enrolar, é a hora de parar de colocar farinha.

Tem que tomar cuidado para não colocar muita farinha, senão o biscoitinho fica muito pesado.

Depois, vocês vão acrescentar a colher de sobremesa de fermento químico. 

Na hora de enrolar, também é muito fácil. Coloque um pouco de farinha em cima de uma mesa ou da pia, faça umas minhoquinhas de massa e grude uma ponta da minhoquinha na outra, como se fosse um anelzinho. Se quiserem fazer de outro formato, acho que também dá certo!

Na hora em que os aneizinhos estiverem prontos, vocês vão precisar da ajuda de um adulto, porque eles vão fritar em uma panela com óleo quente.

Uma dica muito boa para saber se o óleo está quente o suficiente para fritar é jogar um palito de fósforo dentro da panela de óleo e, na hora que ele acender, o óleo está quente e vocês já podem colocar os caboclinhos para fritar.

Vá girando os biscoitinhos na panela com uma escumadeira. Na hora que eles já estiverem bem douradinhos, tire e deixe um pouquinho em uma travessa com papel toalha. Depois, quando já estiverem sequinhos, é só espalhar bastante açúcar misturado com canela por cima e comer!


Biscoito caboclinho foi a receita da quarta edição do Radinho BdF / Divulgação

Edição: Mayara Paixão