Paraná

EDITORIAL 163

Um Ratinho no governo do Paraná

Em meio a crise Ratinho Jr se alinhou com Bolsonaro e não assinou a carta dos governadores

Curitiba (PR) |
Governador do Paraná, Ratinho Jr - AEN

O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), não se coloca contra a incompetência e o autoritarismo do presidente Bolsonaro (sem partido). Ele foi um dos sete governadores que não assinaram a carta em defesa dos presidentes da Câmara e do Senado, denunciando os abusos de Bolsonaro e defendendo as medidas de isolamento social diante da pandemia.

Em dívida com medidas sociais em período de crise, Ratinho Junior destinou apenas R$ 50 para ajudar os paranaenses em situação de vulnerabilidade, limitou o kit alimentação apenas a estudantes do bolsa família. Assinou decreto, mas não publicou durante seis meses sobre a regulamentação da alimentação escolar orgânica. Por outro lado, contratou a operadora Claro por R$ 20 milhões com dispensa de licitação, mesmo a Copel Telecom atuando em todo o estado. Promoveu mudanças da Agência Reguladora do Paraná (Agepar) por contar com maioria na Assembleia, entre outras medidas.

Apesar de ser um … ratinho com o governo federal, é fato que o governador tem sido um leão feroz com o funcionalismo público na retirada de direitos e imposição da educação a distância (EaD). Eleito em 2018, buscando o perfil de estadista, mas é na crise que pessoas e governos se revelam. E o que temos é decepcionante.
 

Edição: Gabriel Carriconde