Pandemia

Pernambuco inaugura novo centro de testagem de covid-19 para profissionais da saúde

Centro está localizado no bairro de Bongi, em Recife; público-alvo são profissionais e servidores da saúde e familiares

Brasil de Fato | Recife (PE) |
O horário de funcionamento é das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira - Hélia Scheppa /SEI

O terceiro centro avançado de testagem para covid-19 de Pernambuco já está em funcionamento. A nova localização é na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), no bairro do Bongi, zona oeste do Recife. O centro é voltado a profissionais e servidores que atuam nas sedes da SES e seus familiares que apresentem sintomas gripais.

:: Profissionais da saúde representam 36% dos casos de covid-19 em Pernambuco ::

O centro disponibilizará dois tipos de exame: o que detecta o vírus na amostra (RT-PCR ), indicado para quem está com sintomas gripais até o sétimo dia do início do quadro, podendo, porém, ser estendido até o décimo dia; e o teste rápido, que verifica a resposta do sistema imunológico ao vírus, para os casos em que o paciente está há mais de sete dias do início dos sintomas.

:: Pernambuco tem taxa de letalidade por coronavírus acima da média brasileira ::

Para realizar a testagem, o profissional de saúde precisa agendar o atendimento pelo e-mail [email protected] O horário de funcionamento é das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, e a sede da Secretaria Estadual de Saúde fica na Rua Dona Maria Augusta Nogueira, 519, no Bongi, em Recife (PE).

Dois primeiros centros

Pernambuco foi o primeiro estado a criar c para profissionais de saúde. Os dois primeiros centros funcionam diariamente, inclusive aos sábados e domingos, das 8h às 17h, no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), no bairro da Boa Vista, área central do Recife, e no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE), no Complexo de Salgadinho, em Olinda.


 

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Marcos Barbosa e Vivian Fernandes