bloqueio total

Cidade da Paraíba anuncia lockdown para conter avanço do coronavírus

Até sábado (2), município de Santa Rita (PB) tinha 100 casos da doença; Maranhão foi primeiro estado a decretar a medida

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Durante o bloqueio total (lockdown), ninguém tem permissão para entrar ou sair da região isolada - Reprodução

O prefeito da cidade paraibana de Santa Rita, Emerson Panta (PSDB), anunciou, neste domingo (3), que planeja fechar totalmente a cidade, na região metropolitana de João Pessoa, para conter a propagação do coronavírus. Até sábado (2), Santa Rita tinha 100 casos confirmados da doença. “É melhor fazer agora do que fazer mais para frente às pressas”, argumentou o gestor.

“Precisamos colocar um freio nessa situação. Para isso, a Prefeitura de Santa Rita avaliou diversos dados em várias reuniões e quero comunicar a todos vocês, que estamos planejando o fechamento da cidade, o chamado ‘lockdown’, preservando os itens essenciais como alimentação, postos de combustíveis e farmácias. Os demais serão fechados”, explicou o prefeito.

:: Casos confirmados de coronavírus no Brasil passam de 105 mil, com 7.288 mortes ::

Lockdown

Durante o bloqueio total, chamado de "lockdown", ninguém tem permissão para entrar ou sair da região isolada. A medida já foi adotada por países como Itália e Espanha para conter a propagação da covid-19.

No Brasil, na última quinta-feira (30), a Justiça do Maranhão decretou o primeiro bloqueio máximo do país. A partir daquele momento, as cidades de São Luis, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar seriam fechadas.

Orla de João Pessoa

Por causa do aumento do números de casos do coronavírus, a prefeitura de João Pessoa, Luciano Cartaxo, decidiu, por meio de um decreto municipal, estabelecer o fechamento da orla marítima desde a faixa de areia até a praia, além dos parques da Lagoa e Parahyba. “Só podemos voltar a ter abertura se a gente conseguir subir o grau de isolamento social na cidade de João Pessoa", afirmou Cartaxo.

“Quem quiser voltar às atividades normais precisa colaborar e ficar em casa. Se parte da população não colabora e não dá resposta expressiva, significa que precisaremos adiar o retorno das atividades”, disse o prefeito de João Pessoa na manhã desta segunda-feira (4).

Guarabira

No brejo paraibano, Guarabira acendeu o alerta após a UPA da cidade ficar lotada com casos de suspeita de coronavírus. As denúncias dão conta de que cerca de 30 funcionários de uma indústria avícola da cidade estão com covid-19.

Paraíba

Segundo o procurador-geral do estado da Paraíba, Fábio Andrade, não está nos planos do governador João Azevêdo (Cidadania) a implantação do lockdown na Paraíba como medida mais rígida de prevenção e combate ao Covid-19.

As medidas adotadas pelo governo do estado serão as mesmas que estão no último decreto, que prorrogou até o dia 18 de maio as medidas restritivas que visam conter a disseminação do novo coronavírus na Paraíba. O decreto 40.217 também torna obrigatório o uso de máscaras em espaços públicos e estabelecimentos comerciais e mantém suspensas as aulas presenciais nas escolas, universidades e faculdades da rede pública e privada do Estado. 

Dados atualizados da covid-19 na Paraíba dão conta de 1.219 casos confirmados e 79 óbitos. João Pessoa tem o maior número de pessoas infectadas, com 711 casos, seguida por 11 infectados em Santa Rita, 62 em Campina Grande, 45 em Sapé e 43 em Bayeux.

Fonte: BdF Paraíba

Edição: Heloisa de Sousa e Vivian Fernandes