SUBNOTIFICAÇÃO

Pernambuco tem 10 mil casos de covid-19 menos de dois meses após primeira confirmação

Aumento de 2.883% de mortes por Síndrome Respiratória Grave pode ser reflexo da subnotificação

Brasil de Fato | Recife (PE) |
No fim de abril, a proporção de testes para cada mil habitantes no Brasil era de 0,63 - Karoly Arvai/AFP

O estado de Pernambuco chegou, nesta quinta (7), a uma marca preocupante, segundo informe divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde. Agora, o estado já ultrapassa a marca dos 10 mil casos de coronavírus, com 10.824 pessoas infectadas e 845 óbitos. Com o prazo de envio e análise dos testes para os laboratórios e a burocracia para registro de óbitos em cartórios e na Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), estima-se que os dados de hoje refletem o número de casos de duas semanas atrás. 

:: Governo de Pernambuco avalia implantar lockdown após queda do índice de isolamento ::

Os esforços para aumentar a testagem de casos suspeitos vem sendo feito pelos órgãos de saúde. Nessa terça-feira (5), o Governo do Estado encaminhou 90 mil testes rápidos de covid-19 aos municípios. Enviados pelo Ministério da Saúde e disponibilizados por meio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, os testes são para profissionais de saúde ou segurança que apresentaram sintomas gripais e seus familiares também sintomáticos. Os profissionais de saúde hoje são os que mais sofrem com o contágio de coronavírus, segundo informações da SES PE.

:: Pernambuco inaugura novo centro de testagem de covid-19 para profissionais da saúde ::

Mesmo com o aumento da testagem, muitas pessoas morrem sem ter um diagnóstico conclusivo, mas relacionado a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Isso pode explicar o aumento de 2.883% de mortes por SRAG no estado numa comparação entre os períodos de janeiro a abril de 2019 e de 2020. No fim de abril, a taxa de proporção de testes para cada mil habitantes no Brasil era de 0,63, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Visita online

Os pacientes internados por complicações da covid-19 não podem receber visitas ou fazer uso de aparelhos eletrônicos durante a internação. Para aproximar os pacientes e sua família, diminuindo a solidão do internamento, o governo anunciou na terça (05) o programa Visita.com. Tablets e roteadores wi-fi foram doados por empresas parceiras para que pacientes e seus familiares entrem em contato por videoconferência. Ao todo, 100 tablets e 20 roteadores serão disponibilizados. O programa abrirá também um canal de comunicação entre as equipes médicas e suas famílias.

É também através da internet, pelo app Atende em Casa que qualquer pessoa que apresente os principais sintomas de coronavírus pode receber as orientações de médicos, enfermeiros ou residentes médicos para evitar que as pessoas necessitem sair de casa e colocar a si mesmo ou outras pessoas em risco pela possibilidade de contágio. É possível ter o atendimento através do site www.atendeemcasa.pe.gov.br ou baixando o app em smartphones com sistema Android e IOS.

:: Mais de 80% dos leitos de UTI estão ocupados nos 5 estados com mais casos da covid-19 ::

Cuidado

Foi aberto o processo de credenciamento para a contratação de 42 médicos intensivistas que irão atuar no Complexo Hospitalar da UPE. O credenciamento terá prazo de validade de 12 meses, podendo ser renovado pelo mesmo período. As informações sobre o processo estão disponíveis no site da UPE. Já em Olinda, na terça (05) mais um Ponto de Cuidado foi instalado para reforçar os cuidados com a higiene pessoal das pessoas em situação de rua. O local contém lavabos, banheiros e chuveiros e distribui kits de higiene pessoal e alimentação. Nesta quarta (06), mais um Ponto de Cuidado será inaugurado em Jaboatão dos Guararapes.

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Monyse Ravena e Camila Maciel