Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Geral

Atos antifascistas

Fundador da Gaviões da Fiel defende união e torcidas nas ruas em defesa da democracia

Chico Malfitani acredita que mobilização antifascista crescerá, mas não terá adesão institucional das organizadas

05.jun.2020 às 20h01
Atualizado em 06.jun.2020 às 20h01
São Paulo (SP)
Igor Carvalho

Chico Malfitani é um dos fundadores da Gaviões da Fiel, torcida organizada do Corinthians - Arquivo pessoal

As manifestações do último domingo (31) mexeram com a política nacional. Nas redes sociais e no Congresso Nacional, houve debates sobre os atos que antagonizaram na avenida Paulista, região central da cidade de São Paulo, manifestantes antifascistas e militantes a favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que defendem pautas como o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF) e uma intervenção militar no país.

Para Chico Malfitani, um dos fundadores da Gaviões da Fiel, torcida organizada ligada ao Corinthians e que integrou o ato ao lado de outras agremiações, o momento é de organizar manifestações. “Achei que chegou o momento de ir pra rua, é hora de falar alguma coisa. Ficar sentado em casa, no sofá, vendo o avanço do autoritarismo, da volta à ditadura e esse governo que não nos dá uma diretriz econômica ou sanitária, é um absurdo", opina. 

O Brasil não é o único país a registrar protestos contra o governo durante a pandemia. No mês de abril, em Israel, manifestantes protestaram contra o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu com máscaras de proteção e respeitando o distanciamento social defendido pelas autoridades em saúde como fundamental para conter a disseminação do novo coronavírus.

Saiba mais: O que significa ser antifascista e por que o bolsonarismo é o fascismo do século 21

O fundador da Gaviões diz que ficou surpreso com a repercussão alcançada pela mobilização do último dia 31. Mas, para ele, continuidade das manifestações e suas dinâmicas não devem ser de responsabilidade das torcidas organizadas.

“A gente riscou um fósforo, e a sociedade em geral tem que resolver o que vai fazer. O presidente da Gaviões sabe que não pode falar em nome da entidade, mas estava lá no domingo. Nós somos gaviões e lutamos por democracia, isso ninguém vai impedir. Nós defendemos a democracia e a liberdade, para o sujeito ser de esquerda ou de direita”, explica.

Diante reverberação da proposta dos antifascistas, outros atos foram chamados para este domingo domingo (7), não apenas em São Paulo. Na capital paulista, uma manifestação em defesa da democracia seria realizada na Avenida Paulista, mas mudou de local após decisão da justiça estadual que proibiu a realização de atos contra  e favor de Bolsonaro no mesmo lugar e horário.

Apesar de não convocar as manifestações, os torcedores organizados devem seguir nas ruas. “Vamos continuar indo, falo por mim, falo por vários torcedores da Gaviões, que certamente continuarão indo. Não para representar a Gaviões, mas o povo brasileiro. Tinha gente da Independente [do São Paulo], da Mancha Verde [do Palmeiras]. Demos uma lição de como é possível separar nossas diferenças, somos adversário de campo, mas não somos inimigos mortais. Nosso inimigo é quem quer acabar com a democracia brasileira", enfatiza Malfitani.

No decorrer da última semana, lideranças de direita acusaram os manifestantes antifascistas de serem violentos. Malfitani, no entanto, refuta a possibilidade do uso de força nas ruas para repreender atos considerados fascistas, com bandeiras que aludem ao nazismo ou movimentos autoritários.

“Nós precisamos ocupar as ruas e deixar eles do outro lado, não precisamos nem chegar perto. Não é para ir para o confronto. Até porque, se tivesse confronto, seria um massacre. Essa não é a ideia, só fomos para mostrar que somos a maioria”, encerra Malfitani.

Editado por: Geisa Marques
Tags: fascismomanifestação
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

INDIGNAÇÃO

Caso Miguel completa 5 anos: mãe critica lentidão da Justiça

Oportunidade

Mostra Sagarana de Cinema recebe inscrições de filmes; saiba como participar

Acordos e impasses

Rússia e Ucrânia iniciam segunda grande troca de prisioneiros; troca de corpos segue no impasse

Genocídio

Líder da oposição em Israel diz que Netanyahu não representa maioria e pede fim dos ataques a Gaza

Retaliação russa

Rússia mantém retaliação contra Ucrânia com grande ataque aéreo

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.