Números da pandemia

Com 1.272 óbitos em 24 horas, Brasil ultrapassa 38 mil mortes por covid-19

Secretarias de saúde já registraram 739.503 casos; mais de 38 mil somente entre segunda (8) e terça-feira (9)

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

São Gabriel da Cachoeira (AM), município com maior concentração de indígenas do país registra explosão de casos - Paulo Desana/Dabakuri/Amazônia Real/ Fotos Públicas

O número de óbitos em decorrência do coronavírus no Brasil chegou a 38.406, de acordo com dados do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass). Entre os dias 8 e 9 de junho foram registradas 1.272 novas mortes. O total de casos confirmados chegou a 739.503 pacientes. Desses, 32.091 nas últimas 24 horas.

Guedes afirma que auxílio emergencial será cortado pela metade e acaba em dois meses

Primeiro na lista de estados com mais casos, São Paulo tem mais de 150 mil confirmações da doença. O número de mortes registradas chega a 9.522. Rio de Janeiro tem quase 73 mil casos e quase sete mil mortes. O estado registra a maior taxa de letalidade do país, com índice em 9,5%. 

Doria inicia reabertura em SP no pico da pandemia; Covas mantém quarentena até dia 15

Após dias de polêmica em relação aos dados do Ministério da Saúde, o Brasil de Fato passou a apresentar os resultados disponibilizados pelo Conass. Desde a sexta-feira passada (5), o governo estava divulgando apenas os registros referentes às últimas 24 horas. O Supremo Tribunal Federal julgou uma ação movida por PSOL, PCdoB e Sustentabilidade e determinou que as informações acumuladas voltassem a ser apresentadas. Na terça-feira (9) pela tarde, a pasta voltou a formato anterior. 

Alexandre de Moraes determina que governo divulgue dados acumulados de covid

Coronavírus entre indígenas

Em coletiva de imprensa, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) informou que há casos de covid confirmados em 500 aldeias indígenas brasileiras. A pandemia já causou 82 mortes nessas comunidades. Segundo os números da pasta, são mais de 2 mil  pessoas infectadas.  2.085 casos confirmados entre os indígenas.

"R$ 600 da morte": deslocamento para receber auxílio expõe indígenas à covid-19

O Ceará tem a maior porcentagem de aldeias com registros. Há casos em 42.5% das comunidades. Na região do Alto Rio Solimões, o índice está em 25,2%. O município de São Gabriel da Cachoeira, que mais concentra indígenas em todo o Brasil, fica na região e vem enfrentando uma uma explosão de casos. Os representantes da Sesai admitiram falta de médicos, mas afirmaram que o problema é sistêmico e relataram dificuldades no envio de profissionais para as aldeias. 

Vítimas do neoliberalismo, países pobres sofrem consequências nos sistemas de saúde

A Secretaria listou ações de enfrentamento da pandemia nas regiões habitadas por indígenas, como a Estruturação de Comitês, disponibilização de recursos para compra de testes, insumos e equipamentos de proteção e criação de equipes de resposta rápida. Segundo o órgão, foram distribuídas mais de 60 mil cestas básicas em aldeias. 

O que passou na “boiada” de Ricardo Salles durante a pandemia?

O que é coronavírus

É uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

:: Minuto a minuto | Coronavírus no Brasil ::

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.
 

Edição: Rodrigo Chagas