Pandemia avança

Brasil tem mais de 1,3 mil mortes pela covid-19 e quase 40 mil novos casos em 24h

Total de mortes ultrapassa 52,6 mil, segundo Secretarias de Saúde

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Dados brasileiros estão subnotificados por causa da falta de testes - Governo de São Paulo/ Fotos Públicas

Em apenas 24 horas entre a segunda (22) e terça-feira (23) ocorreram mais de 1,3 mil mortes causadas pela covid-19 pelo Brasil, segundo dados do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde. Neste período, foram registrados 39.436 novos casos, indicando um crescimento acelerado da pandemia. 

Com a taxa de letalidade brasileira calculada em 4,6%, o número total de infectados chegou a 1.145.906. Em todo o país 52.649 pessoas já morreram por causa da doença.

Congresso alivia e Pazuello não explica falta de transparência no combate à covid-19

O estado que mais registra números absolutos de casos e mortes é São Paulo, que na terça-feira voltou a registrar resultados recorde. Foram 434 mortes desde o dia anterior, maior número registrado desde que a pandemia chegou ao país. A região tem hoje mais de 13 mil óbitos e quase 230 mil casos da doença, sendo que mais de 7,5 mil só nas últimas 24 horas.

Prefeitura de São Paulo estima em mais de 1 milhão número de casos de covid na cidade

Em pleno processo de interiorização da doença e possibilidade de subnotificação expressiva na capital, o governo mantém um plano de retorno às atividades econômicas conflitante com as medidas de isolamento social. 

Reabertura em SP é mandar "população para abatedouro", alerta especialista em covid

No Rio de Janeiro, segundo estado com números mais expressivo, os casos ultrapassaram a marca dos 100 mil. A taxa de letalidade do estado é a maior do país, acima de 9%, com mais de 9 mil mortes por causa da covid. O Ceará ocupa a terceira posição na lista dos registros de infectados e óbitos. São 97.528 infectados e 5.717 casos fatais.

Secretário estadual de Saúde do RJ pede demissão depois de um mês no cargo

Representantes da OMS (Organização Mundial da Saúde) alertam que a situação no Brasil pode ser ainda pior por causa da falta de testes em grande escala. No entanto, no mesmo dia em que o alerta foi feito, o presidente, Jair Bolsonaro, voltou a minimizar a pandemia, dizendo que há “um pouco de exagero” nas medidas de combate à covid. 

Professores são contra volta às aulas sem controle real da pandemia

O que é o novo coronavírus?

É uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

Saiba como avaliar situações de risco de contaminação pelo novo coronavírus

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.
 

Edição: Rodrigo Durão Coelho