Vitamina A

Os benefícios da sopa de abóbora

A nutricionista Roberta Pieri sugere a utilização de produtos agroecológicos

Ouça o áudio:

A nutricionista utilizou couve e ora pro nobis neste creme de abóbora - Foto: Divulgação
O preparo de uma sopa ou creme deste vegetal é bastante prático e funcional

Que tal uma boa sopa para reforçar o nosso sistema imunológico e capacidade antioxidante do nosso corpo? Se a receita for com abóbora ou moranga, os benefícios incluem ainda um auxílio na nossa visão e na fertilidade masculina. A nutricionista catarinense Roberta Pieri dá dicas para o preparo de sopa de abóbora que pode ser vegana, nutritiva e saborosa. 

Também chamado de jerimum em alguns lugares do país, a abóbora é rica em vitamina A. O preparo de uma sopa ou creme deste vegetal é bastante prático e funcional. Roberta Pieri explica que com uma abóbora média, azeite de oliva, cebola, alho e alguns temperos, já é possível aprontar a receita.

:: Quem disse que vegano precisa ser gourmet? ::   

“Você compra uma abóbora ou uma moranga média, corta a metade e cozinha, descascando e tirando as sementes antes. Quando a moranga estiver cozida, você pode bater a moranga no liquidificador só até ficar um creme. Enquanto isso você pode refogar em uma panela, com azeite de oliva, meia cebola e dois dentes de alho. Refoga bem a quando estiver pronto pode adicionar a moranga batida e todos os outros temperos que você quiser adicionar, como alecrim, salsinha, cebolinha, chimichurri. Você pode usar o tempero que quiser para ressaltar ainda mais o sabor da sopa, ou, se você não gosta de tempero, é só adicionar um pouco de sal, pimenta e está pronto”, explica. 

Apesar da praticidade, a sopa de abóbora é rica em betacaroteno, que são pigmentos importantes encontrados em alguns vegetais. Esses pigmentos se transformam em vitamina A no nosso organismo. Quando associada a alimentos ricos em zinco, a vitamina A se torna uma grande aliada para nossa visão, dentre outros benefícios, como explica Roberta. 

:: Que tal calcular os antioxidantes? :: 

“Os principais benefícios da vitamina A que podemos citar estão relacionados principalmente à visão, tanto que quando as pessoas têm deficiência severa de vitamina A elas apresentam cegueira noturna ou diminuição da visão ou sensibilidade da retina. Além disso, ela é importantíssima para o sistema imunológico, auxilia o organismo na reação contra as infecções, além de ser um ótimo antioxidante, auxiliando na neutralização das espécies reativas de oxigênio e na fertilidade masculina, promovendo a integridade das células produtoras de testosterona e da espermatogênese, que é a produção do esperma masculino”, ressalta. 

:: A importância da introdução alimentar para bebês :: 

Para quem segue uma dieta vegana, Roberta sugere adicionar feijão branco na sopa de abóbora para dar um suporte proteíco no prato. Para quem come carne, a sugestão é acompanhar frango desfiado ou músculo refogado. Para melhorar a melhor absorção da vitamina A, a nutricionista propõe um fonte de gordura boa, a exemplo do azeite de oliva.   

Edição: Douglas Matos