Rio de Janeiro

Deslocamento

Evento virtual debate uso da bicicleta como alternativa para mobilidade pós-pandemia

A CicloExperiência acontece até domingo (28) e reúne mais de 40 participantes de todo o país em lives diárias

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
No pós -pandemia, cidades devem aumentar o investimento na malha cicloviária para incentivar o uso da bicicleta e evitar aglomeração nos transportes públicos - Jaqueline Deister/ Brasil de Fato

Nesta quarta-feira (24) começou a sétima edição do CicloExperiência. O encontro que ocorre na cidade de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, desde 2014, se consolidou como um espaço de discussão da ciclomobilidade em todo o estado do Rio de Janeiro. Por conta da pandemia do novo coronavírus, neste ano o evento é virtual. Ao todo, serão 15 lives desta quarta (24) até domingo (28) com a participação de cicloativistas de 10 estados e o Distrito Federal.

O ponto positivo desse contexto imposto pela pandemia foi a oportunidade de aumentar o alcance do projeto. De acordo com Gisella Chinelli, integrante do coletivo Pedal Sonoro, organização responsável pelo encontro, a edição virtual da CicloExperiência garanteum debate repleto de diversidade regional.

“A edição online possibilitou contarmos com uma grande quantidade de convidados de outros estados, que seria inviabilizado numa edição presencial em Niterói. A programação foi elaborada a fim de garantir diversidade regional e de gênero com mais de 40 participantes de todas as regiões do Brasil”, disse a produtora cultural.

A pandemia também apresentou a necessidade, principalmente, de debater a mobilidade ativa nas cidades. Países como a Itália, por exemplo, que foi muito impactada pela crise sanitária da covid-19, anunciou que aplicará 120 milhões de euros na mobilidade sustentável em 2020, incluindo bônus para compra de bicicletas, e-bikes e veículos elétricos de micromobilidade. As formas de deslocamento nos países estão sendo repensadas para evitar aglomeração em transportes públicos e conter o avanço do coronavírus.

::Em Queimados (RJ), projeto disponibiliza bicicletas compartilhadas a baixo custo::

No Brasil a expectativa é que o uso da bicicleta também cresça. Para ampliar o debate sobre o tema, o evento reservou duas lives para tratar da mobilidade na pandemia. Segundo Gisella, as implicações e possibilidades trazidas pela crise sanitária atravessarão todo o encontro.

"Ciclismo na pandemia e mobilidade pós-pandemia são temas da programação. No entanto, acreditamos que esse contexto, como não poderia deixar de ser, deve surgir em diversas discussões ao longo das atividades. A CicloExperiência Em Casa é um exemplo de como podemos enxergar oportunidades em meio a crise e esperamos que as cidades também encarem esse contexto da pandemia como uma oportunidade de repensar a mobilidade urbana”, destacou.

Os eixos temáticos do encontro foram definidos pelo coletivo Pedal Sonoro com a sugestão de parceiros. A escolha de participantes utilizou critérios de representatividade, equidade de gênero e diversidade regional. A CicloExperiência acontecerá ao longo de cinco dias, entre 24 e 28 de junho via streaming multiplataforma no Facebook, Instagram e YouTube do Pedal Sonoro. Serão 15 lives, três por dia, com duração média de uma hora, nos períodos da manhã, tarde e noite. A programação completa pode ser conferida no site do Pedal Sonoro. 
 

Edição: Jaqueline Deister