Coronavírus avança

Brasil é líder global em novos casos da covid-19: foram 46 mil nas últimas 24 horas

Total de infectados se aproxima de 1,5 milhão de pessoas e mortos já superam os 60 mil

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Em frente ao Congresso, artistas protestam e fazem homenagem aos mortos pela covid - Leopoldo Silva/ Fotos Públicas

Segundos dados do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass), o Brasil registrou 46.712 novos casos da covid-19 entre terça (30) e quarta-feira (1º). Com esses dados, o país chega a um total de 1.448.753 de infectados desde que foi identificado o primeiro paciente, no fim de fevereiro. De lá para cá, não houve registro de queda no avanço da pandemia.

Aprofunde-se: Líderes em casos de covid têm governos conservadores ou demoraram a adotar isolamento

Para que se possa ter ideia do aumento na velocidade de contaminações, na semana entre os dias 26 de abril e 2 de maio, quase 38 mil brasileiros tiveram a confirmação de que estavam com a doença. Cerca de dois meses depois, na semana de 21 a 27 de junho, esse número subiu para 246.088 pessoas. 

Coronavírus: o que pode acontecer aos brasileiros sem o isolamento social?

Nesta quarta-feira, o registro de mortes por causa do novo coronavírus chegou a 60.632. Em 24 horas, foram 1.038 óbitos. Desde 17 de maio, o total de casos fatais não fica abaixo de seis mil por semana. Em junho, foram registrados mais de sete mil mortos em três semanas diferentes. O último dado consolidado, referente à 21/06-27/06 foi de 7.094.

Epidemia de ignorância chega ao pico

Embora São Paulo (289.935 casos e 15.030 óbitos) e Rio de Janeiro (115.278 casos e 10.198 óbitos) continuem sendo as unidades da federação com os maiores registros absolutos de infectados e casos fatais, nenhum estado registrou diminuição no avanço da pandemia. Ao contrário de outros países, que conseguiram conter as infeções a partir de medidas rígidas de isolamento, o Brasil nunca apresentou um plano nacional de distanciamento social. 

América Latina passa de 2,5 milhões de infectados; saiba a situação de cada país

Mundo em alerta

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), somente na última semana foram registrados mais de 160 mil novos casos por dia. A soma de infectados desde o início da pandemia está acima de 10,5 milhões. O número de mortos ultrapassa 512 mil. Junto com a testagem em massa, o isolamento social é a medida mais eficaz no controle da doença, segundo autoridades de saúde do mundo todo.

OMS diz que pandemia do novo coronavírus ainda está longe de acabar

Nesta quarta-feira, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, fez um apelo às nações que estão afrouxando o isolamento: "Os países devem abolir as medidas mais abrangentes". Nas palavras dele a pandemia é "um teste de caráter" no que diz respeito à solidariedade global e interesse de toda a humanidade.

Covid-19 no Brasil: "E daí?"

O que é o novo coronavírus?

É uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

 

Edição: Rodrigo Chagas