Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Política
  • Direitos
  • Opinião
  • Cultura
  • Socioambiental
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

covid-19

Sindicatos realizam ato em frente ao Hospital de Messejana

Servidores públicos denunciam a precarização nos hospitais públicos do Ceará durante o combate a covid-19.

02.jul.2020 às 18h46
Fortaleza (CE)
Camila Garcia

A próxima mobilização já está marcada, será no dia 12 de julho, no Instituto José Frota (IJF). - Foto: Wanessa Canuto

Hoje pela manhã (02), sindicalistas e servidores públicos realizaram um ato em frente ao Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, para denunciar os mais de 11 mil casos de profissionais de saúde contaminados com a covid-19 no Ceará. A iniciativa foi convocada pelo Fórum Conexão Saúde que reúne entidades sindicais de servidores públicos municipais, estaduais e federais. 

Com palavras de ordem e depoimentos de trabalhadores da saúde pública, os manifestantes questionaram as condições de trabalho nos hospitais públicos, que já se mostrava ruim antes, mas se agravou bastante com a pandemia do coronavírus. De máscaras e respeitando as medidas de distanciamento social, representantes de entidades de servidores públicos municipais, estaduais e federais da base da saúde relataram receber muitas denúncias de assédio moral, sobrecarga de trabalho e falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) nos hospitais cearenses, dentre eles, o Hospital de Messejana. “Por isso escolhemos fazer o ato de hoje aqui”, afirmou uma das lideranças presentes na manifestação. 

“Esse é o terceiro ato que a gente faz nesse período de pandemia. Hoje estamos no Hospital de Messejana para dar visibilidade às denúncias dos servidores, mas também para prestar nossa solidariedade e eterno agradecimento pelo esforço que cada um tem feito para salvar o povo cearense”, disse Carmem Santiago, secretária de saúde do trabalhador da Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT Ceará).

Enquanto conversavam com os usuários e trabalhadores do hospital, mesmo respeitando as medidas de distanciamento, os manifestantes foram abordados por um médico que condenou a iniciativa e agrediu verbalmente os participantes do ato. “Os médicos também são trabalhadores, e merecem nosso respeito, mas infelizmente nem todos se percebem assim”, relatou Hélio Alves, servidor do Ministério da Saúde e integrante da direção colegiada do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado do Ceará (Sintsef Ceará).

Alves declarou ainda que “estamos sofrendo muito com os efeitos da pandemia. Ela veio para nos fazer refletir sobre o papel dos serviços públicos para o Brasil. A falta de investimentos no SUS está afetando diretamente a população, inclusive ceifando vidas. A falta de investimento em concursos públicos está sobrecarregando os servidores que atuam em hospitais como acontece aqui no Hospital de Messejana”.

Além do ato de hoje, o Fórum Conexão Saúde já realizou manifestações no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Universidade Federal do Ceará (UFC), bem como no Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ). A próxima mobilização já está marcada, será no dia 12 de julho, no Instituto José Frota (IJF).

Principais reivindicações dos servidores públicos
– Não ao congelamento dos salários e benefícios;
– Insalubridade de 40%;
– Horas extras remuneradas;
– Combate a sobrecarga de trabalho;
– Equipamentos de Proteção Individual;
– Manutenção e ampliação dos direitos previstos nos Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) dos trabalhadores celetistas.

Conexão Saúde
Formado no início da pandemia do coronavírus no Ceará, é composto por nove entidades sindicais que atuam com servidoras e servidores públicos da saúde nas três esferas da administração pública. O grupo está acolhendo denúncias de violações e realizando uma pesquisa sobre as condições de trabalho nos hospitais públicos do Ceará. Os primeiros resultados devem ser divulgados no final de julho.

Editado por: Francisco Barbosa
Tags: brasil de fato cecovid-19servidores públicos
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Escalada

Lula defende aumento do IOF e critica ‘rebelião’ contra medidas: ‘Só pode ser a desgraçada da doença da acumulação de riqueza’

JULGAMENTO

Moraes veta depoimentos de filhos de Bolsonaro em julgamento da trama golpista

Pressão popular

Plebiscito Popular lança votação pela taxação dos super-ricos e o fim da escala 6×1

PROJETOS PARADOS

Artistas de João Pessoa cobram novamente à Funjope pagamento atrasado do Edital de Fomento Cultural

Saúde pública

Vacina contra meningite começa a ser aplicada em bebês de 12 meses na rede pública do DF

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.