Estudantes que utilizam o Fies (Financiamento Estudantil) pelo Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal podem pedir a suspensão do pagamento de até quatro parcelas a partir desta terça-feira (7).
A medida vale para quem estava em situação de adimplência (em dia com o pagamento) com o contrato antes do dia 20 de março, data em que foi decretado o estado de calamidade pública no país.
No caso da Caixa, basta o estudante acessar a página, fazer o login e acessar a opção "Contrato Fies", "Contrato" e em seguida selecionar "Pausar Contrato", aceitar o temo de compromisso e clicar em "Solicitar Pausa".
:: Sisu: veja como se inscrever a partir desta terça-feira, 7 ::
Pelo Banco do Brasil, o estudante deve usar o aplicativo do banco. Ao acessá-lo, procure por "Solução de Dívidas" e depois selecione "Suspensão Fies". Caso o estudante não tenha acesso ao aplicativo ele pode solicitar a suspensão nas agências do banco.
Condições
O pedido pode abranger até quatro parcelas, dependendo da fase do contrato de cada estudante financiado
Caso esteja na fase de utilização ou carência a suspensão é no máximo de duas parcelas. Essa medida é válida para contratos formalizados até o 2º semestre de 2017.
:: Opinião | Para onde caminha nossa educação? ::
No caso dos em fase de amortização, ou seja, após a conclusão do curso, a suspensão pode ser de até quatro parcelas.
As parcelas suspensas serão incorporadas ao saldo devedor do contrato do estudante financiado, nos termos e condições contratados. Está prevista a incidência de juros contratuais. A adesão às novas condições pode ser registrada até o dia 31 de dezembro deste ano.
Edição: Lucas Weber