Esquenta

MEC disponibiliza simulação da prova do Enem por aplicativo para celular e tablet

Estudantes podem baixar programa e responder perguntas do exame de 2012 e 2013; Inep prometeu versão em Libras

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Aplicativo está disponível tanto para Android como iOS - Foto: Educação Bahia

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) disponibilizou um aplicativo para celular e tablet que permite fazer uma simulação da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). 

Continua após publicidade

"A proposta é que o usuário tenha em mãos uma ferramenta simples, com informações de qualidade, certificada pelos profissionais da área pedagógica do Inep." explica uma nota divulgado pelo Instituto.

:: EaD: Desigualdade social escancara abismo entre escolas públicas e particulares :: 

O simulado usa questões das próprias provas do Exame. Inicialmente, é possível testar os conhecimentos com as questões de 2012 e 2013. Segundo o Inep, em breve, o simulado será ampliado, com a inclusão de perguntas das edições de 2014 a 2017. 

Outra promessa é a disponibilização de uma versão em Libras (Língua Brasileira de Sinais) por meio das questões da videoprova.

:: Ano perdido? Vestibulandos enfrentam dificuldades para estudar em meio à pandemia :: 

Ao iniciar o simulado, o estudante precisa escolher entre as quatro áreas de conhecimento do Enem e fazer questões específicas. O programa sinaliza quais itens foram marcados de forma correta pelo participante.

:: Após ameaça de corte de salários, 8 professores indígenas morrem por covid-19 em RR :: 

O aplicativo está disponível tanto para Android como iOS.

Novas datas

O Enem deste ano foi remarcado pelo governo federal. A nova data é dia 17 e 24 de janeiro para prova impressa. E a versão digital será nos dias 31 de janeiro e  7 de fevereiro.

A remarcação não atendeu aos pedidos dos participantes, que responderam a um questionário feito pelo próprio Ministério da Educação (MEC). O resultado da votação indicou que 49,7% preferiam fazer a prova em maio de 2021. Semanas depois o MEC anunciou as provas em janeiro. 

 

Edição: Lucas Weber