Combate perdido

Brasil tem mais de 84 mil mortes e medidas insuficientes para controlar pandemia

Em 24h foram registrados quase 60 mil novos casos; cientistas criticam isolamento falho

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Isolamento foi condenado por Jair Bolsonaro desde o início da crise da covid - Evaristo Sá / AFP

De acordo com dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass), já foram registradas no Brasil 84.082 mortes por causa da covid-19. Somente entre quarta (22) e quinta-feira (23) houve a confirmação de 1.311 novos óbitos. A taxa de letalidade nacional é de 3,7%. Mas há pelos menos cinco estados em que esse índice é maior: Rio de Janeiro (8,3%), Pernambuco (7,5%), Ceará (4,7%), São Paulo (4,6%) e Pará (3,9%).

Jurista: apesar de Bolsonaro seguir com genocídio, condenação em Haia é improvável

Os dados do Conass apontam também que o número de pessoas que contraíram a doença desde que o vírus foi identificado pela primeira vez no Brasil é de 2.287.475. Nas últimas 24 horas de registros consolidados, foram reportados 59.961 novos casos. Os números mantêm o Brasil em segundo lugar nos registros absolutos, tanto de infectados quanto de casos fatais no mundo todo.

O país está atrás apenas do Estados Unidos, que nesta quinta-feira superou 4 milhões de infectados. Junto com a Índia, em terceiro lugar, ambas as nações respondem por quase metade das infecções do planeta. Não coincidentemente, os casos nessas regiões têm aumentado à medida em que ações de isolamento social são enfraquecidas ou deixadas de lado pelo poder público.

Com mais de um milhão de casos, governo indiano minimiza covid-19 no país

O  diretor geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanon, afirmou que a pandemia foi agravada em algumas nações por falta de liderança política e disputas partidárias. "Quase metade de todos os casos relatados até agora são de apenas três países (...) Embora todos os países tenham sido afetados, continuamos a ver intensa transmissão em um grupo relativamente pequeno de países"

Nesta quinta-feira (23) a revista Science, umas das publicações científicas mais renomadas do mundo, divulgou um estudo apontando que o distanciamento no Brasil é insuficiente para conter a pandemia.O trabalho envolveu instituições de pesquisa nacionais e internacionais e mais de 80 cientistas. 

Coronavírus: o que pode acontecer aos brasileiros sem o isolamento social?

Segundo o artigo "as intervenções em vigor continuam insuficientes para manter a transmissão do vírus sob controle no país". O texto sugere que a interrupção de serviços no início da pandemia conseguiu reduzir a taxa de transmissão em até um terço. Agora é preciso retoma-las, em conjunto com a testagem em massa e o mapeamento dos contatos de pessoas que foram infectadas. 

O que é o novo coronavírus?

Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

Verdades e mentiras sobre a covid-19: o que diz a ciência?

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Rodrigo Durão Coelho