corre lá

Inscrições do Fies do segundo semestre estão abertas até sexta-feira (31)

Programa financia curso superior privado para estudantes com renda familiar mensal, por pessoa, de até três salários

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Para se inscrever, estudante deve ter participado de uma prova do Enem a partir de 2010, com nota mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

As inscrições para o Fies (Financiamento Estudantil) do segundo semestre de 2020 começaram nesta terça-feira (28) e estão disponíveis até sexta-feira (31).

:: Weintraub pode ser deportado dos EUA, se uso de passaporte diplomático foi ilegal ::

Para participar o estudante deve acessar o site Fies. O resultado do processo seletivo do Fies será divulgado no dia 4 de agosto. Antes de se inscrever, o estudante pode consultar as vagas e instituições disponíveis no site do programa.

:: Ano perdido? Vestibulandos enfrentam dificuldades para estudar em meio à pandemia :: 

Os candidatos que ficarem fora dessa primeira chamada, serão inscritos automaticamente para disputar uma das vagas por meio da lista de espera.

O cronograma do programa foi alterado pelo Ministério da Educação após a pasta identificar problemas na distribuição de vagas ofertadas pelas instituições privadas de ensino superior. Inicialmente, a inscrição estava prevista para ocorrer na semana passada, mas foi adiada para esta terça-feira.  

:: Artigo | Escola pública em liquidação ::

Pode se inscrever no Fies, o estudante que tenha participado do Enem a partir de 2010 com nota média igual ou superior a 450 pontos, além de ter nota maior que zero na redação.

:: Paulo Freire pode substituir nome de racista na Universidade Columbia, nos EUA :: 

Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários-mínimos.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, é uma ação do Ministério da Educação que financia cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

 O percentual mínimo de financiamento é 50% do custo da instituição para o aluno. Já o percentual máximo é calculado por uma fórmula específica disponibilizada no site do Fies.

 

Edição: Lucas Weber