Coronavírus avança

Covid: Brasil tem segunda semana com mais casos desde o começo da pandemia

O número de novos casos no período ultrapassou 300 mil e país registra mais de sete mil mortes novamente

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Segundo OMS, avanço da covid no Brasil exige medidas articuladas entre esferas de governo e sociedade - Christiano Antonucci – Secom-MT/ Fotos Públicas

Segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), os registros de caso na semana entre 26/07 a 01/08 chegaram a 331.364. É o segundo maior resultado para uma semana desde que o vírus foi identificado oficialmente pela primeira vez no Brasil, em fevereiro. O recorde foi registrado entre os dias 19/07 e 25/07, quando mais de 319 mil brasileiros receberam a confirmação de que estavam infectados. 

Continua após publicidade

O número de confirmações de mortes por causa da covid-19 no Brasil ficou acima de sete mil no período de uma semana pela sétima vez consecutiva. Segundo dados consolidados, referentes aos dias 26/07 a 01/08, foram registrados 7.114 óbitos. Apesar disso, houve queda em relação à semana anterior, quando foram relatados mais de 7.700 casos fatais da doença. 

Brasil é o país com mais registros de mortes no mundo por covid no mês de julho

Ainda de acordo com o Conass, entre domingo (02/08) e segunda-feira (03/08), somaram-se aos dados oficiais 556 novos registros de óbitos e 16.476 infectados. Com isso, o total de mortes chega a 94.660. A covid-19 já contaminou 2.750.153 no Brasil. 

Análise da Fiocruz

Nesta segunda-feira (03), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou a edição mais recente do boletim do Observatório Fiocruz Covid-19. Os dados analisados pela instituição mostram que, entre 19 a 25 de julho, as maiores taxas de incidência e mortalidade da Covid-19 foram observadas em Rondônia, Roraima, Amapá, Sergipe, Mato Grosso e no Distrito Federal. O boletim alerta também para tendência forte no aumento de óbitos em Roraima, Rondônia e Amapá, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Vítimas da flexibilização: relatos de quem contraiu covid na volta ao trabalho em SP

Os estudo registrou ainda uma flutuação considerável nos registros de casos, com mudanças de tendência em alguns estados. Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo,reverteram a queda que vinha sendo registrada anteriormente. Segundo a Fiocruz, o cenário "pode ser consequência tanto da flexibilização do isolamento e da interiorização da pandemia, quanto do aumento do número testes realizados." 

OMS demonstra preocupação

O diretor de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan, afirmou que a situação do Brasil continua muito preocupante. Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (3), ele ressaltou que os registros seguem altos. "A contagem média diária é de 60 mil casos e mais de mil mortes por dia", alertou. 

Por que a ideia de estabilização da covid no Brasil é uma realidade distante?

Diante dos números, Ryan destacou a importância do isolamento e da testagem. " O governo precisa fazer sua parte, para detectar e isolar casos, rastrear contatos, quando possível, e criar condições nas quais a doença não pode se espalhar facilmente", afirmou. 

Casos de covid crescem 74% na cidade de SP e prefeito Covas põe saúde em alerta

Ainda assim, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que há tempo de reverter a situação "Eu gostaria de citar Martin Luther King: 'o momento sempre é certo para fazer o que é certo'. Acho que o que podemos aprender com isso é: não devemos desistir. Qualquer coisa pode ser revertida. Nunca é tarde demais. No Brasil ou em outros lugares, a situação pode ser revertida"

O que é o novo coronavírus?

É uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Relembre: Brasil tem maior número de casos e mortes já registrados em uma semana

 

Edição: Rodrigo Durão Coelho