Dedos cruzados

Ministério da Educação divulga resultado do Fies nesta terça-feira (4)

Ao todo foram disponibilizadas 30 mil vagas, disputadas por mais de 107 mil inscritos em todo o país

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Quem não for pré-selecionado pode disputar vaga na lista de espera - Marcello Casal Jr / Abr

O resultado dos candidatos pré-selecionados para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi divulgado nesta terça-feira (4) pelo Ministério da Educação (MEC). Ao todo foram disponibilizadas 30 mil vagas, disputadas por mais de 107 mil inscritos em todo o país.

Os interessados devem ficar atentos aos prazos porque a complementação da inscrição nessa chamada única segue somente até as 23h59 de quinta-feira (6). A consulta pode ser feita no site do programa.

:: Ano perdido? Vestibulandos enfrentam dificuldades para estudar em meio à pandemia :: 

Fila de espera

Os candidatos que ficarem fora dessa primeira chamada, serão inscritos automaticamente para disputar uma das vagas por meio da lista de espera.

O cronograma do programa foi alterado pelo Ministério da Educação após a pasta identificar problemas na distribuição de vagas ofertadas pelas instituições privadas de ensino superior. Inicialmente, a inscrição estava prevista para ocorrer na semana passada, mas foi adiada para esta terça-feira.  

:: Artigo | Escola pública em liquidação ::

Pode se inscrever no Fies, o estudante que tenha participado do Enem a partir de 2010 com nota média igual ou superior a 450 pontos, além de ter nota maior que zero na redação.

:: Paulo Freire pode substituir nome de racista na Universidade Columbia, nos EUA :: 

Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários-mínimos.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, é uma ação do Ministério da Educação que financia cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

 O percentual mínimo de financiamento é 50% do custo da instituição para o aluno. Já o percentual máximo é calculado por uma fórmula específica disponibilizada no site do Fies.

Edição: Douglas Matos