Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

SAÚDE

Covid-19 avança na Penitenciária de Petrolina e atinge 26% dos detentos

Unidade contabiliza o primeiro óbito e 324 contaminados entre as 1.214 pessoas privadas de liberdade no local

05.ago.2020 às 16h06
Petrolina (PE)
Julia Vasconcelos

Desde junho, vídeos repercutem nas redes sociais com imagens de detentos reivindicando direitos básicos na penitenciária - Reprodução/TV Grande Rio

Em consonância com o cenário nacional, o sistema prisional da cidade de Petrolina, no Sertão pernambucano, também indica um crescimento no número de casos de covid-19 e preocupa especialistas. De acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) desta terça-feira (04), até o momento, na Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes, 324 detentos contraíram a doença e um veio à óbito. 

Desde junho, vídeos repercutem nas redes sociais com imagens de detentos reivindicando direitos básicos. Um deles mostra o que seriam presos contaminados com a doença deitados em colchonetes no corredor da penitenciária. Os familiares, preocupados com a situação, deram visibilidade à situação que os detentos enfrentam durante a pandemia.

Para Aristóteles Cardona, médico e professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco em Petrolina, a quantidade de detentos dificulta a tomada de ações como o isolamento social. “A gente sabe que é uma grande realidade, quase que sem exceções, encontrar presídios com superlotação; e se a gente joga essa realidade diante de uma necessidade de isolar as pessoas doentes, de manter medidas mínimas de distanciamento social, certamente dá pra gente imaginar que isso vai ser difícil”. Segundo a Seres, a penitenciária tem capacidade para 830 internos, e hoje conta com 1214 presos. 

“Não estamos falando ‘apenas’ desses presos. Estamos falando dos familiares desses presos também, porque mesmo que a gente tenha a política de restringir as visitas dos familiares, isso também traz repercussões e problemas para eles e para o sistema familiar como um todo”, explica o médico, que reforça que os presídios precisam ser melhor preparados e medidas mais eficazes precisam ser promovidas. "Por exemplo, reavaliar a situação de tantos presos que ainda estão detidos quando poderiam estar em liberdade provisória. Há mecanismos jurídicos que podem ser avaliados pra isso para que a gente possa conter [o avanço da doença]. projeta.”

De acordo com o Governo de Pernambuco, a unidade conta com pavilhão específico para os detentos que são positivados com a doença e há uma unidade de saúde própria no local para prestar assistência. Os testes estão sendo feitos em parceria com a Prefeitura de Petrolina, que se limita a mapear os casos fornecendo testes rápidos. 

A SES-PE junto à Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) afirma estar implantando um conjunto de medidas para garantir a atenção à saúde na unidade, incluindo orientação das equipes e profissionais de saúde sobre o controle da infecção; acompanhamento diário por profissionais de saúde das Equipes de Atenção Primária Prisional e encaminhamento para assistência em unidade de referência da Rede de Atenção à Saúde em caso de agravamento dos sintomas. 
 

Editado por: Vanessa Gonzaga
Tags: brasilbrasil de fatocovidpernambucopetrolinasertão
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

DIA DE DESCANSO

Saiba por que 9 de julho só é feriado em São Paulo

PED 2025

PT define dirigentes municipais, estaduais e nacionais neste domingo (6); conheça as principais disputas em Pernambuco

Cooperação Sul-Sul

Brics propõe reforma do FMI, taxação internacional de super-ricos e fortalecimento da cooperação Sul-Sul

Governança

‘O NDB é um banco feito pelo Sul Global para o Sul Global’, defende Dilma sobre comparação com o FMI

Agricultura familiar

Cooperativas da reforma agrária garantem alimento saudável e valorização do trabalho com acesso a crédito popular do Finapop

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.